Postos de Saúde de Araxá oferecem atendimentos preventivos e de baixa complexidade; conheça os serviços prestados

   

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém uma ampla estrutura de Atenção Básica à Saúde, composta por 24 Estratégias Saúde da Família (ESF), cinco Unidades de Saúde da Família (USF) e três Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os espaços garantem o acesso da população a ações e atendimentos focados na promoção à saúde, além da prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oportuno e acompanhamento contínuo do usuário e de suas famílias.

Por meio da Atenção Primária, são oferecidos atendimentos para todas as faixas etárias, desde gestantes (pré-natal), crianças (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento), adultos (acompanhamento da pressão alta e diabetes) e idosos, além ações em parceria com outros setores, como a Secretaria de Educação.

As equipes das ESF’s são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os atendimentos são voltados para casos de menor complexidade, como febre baixa, dor de cabeça, dor ao urinar, dor de garganta, dores musculares, infecções de pele, queimação, tontura, vômitos e diarreia.

Também são realizados procedimentos básicos, como aferição de pressão arterial, glicemia, curativos, lavagem de ouvido e retirada de pontos. Algumas unidades, como a USF Unicentro, Unileste, Uninorte, Unioeste, Unisul, Unisa, USF Max Neumann e ESF Pão de Açúcar, contam com salas de vacinação.

Acesso aos serviços

As unidades de Atenção Primária funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O agendamento das consultas é realizado de forma planejada, de forma a evitar filas e garantir um atendimento mais eficiente. O atendimento no período da manhã é realizado por livre demanda, e a tarde é realizado por meio de agendamento programado.

Outro trabalho importante é o dos Agentes Comunitários de Saúde, que atuam como elo entre os moradores e os serviços oferecidos. Eles realizam visitas domiciliares, orientam sobre medidas de prevenção, informam sobre consultas e exames agendados e identificam demandas de saúde nas comunidades, fortalecendo o vínculo entre a população e a rede de atendimento.

A coordenadora das ESF’s, Natália Lima, destaca a importância dos serviços para a qualidade de vida da população. “Muitas vezes, as pessoas procuram diretamente às unidades de urgência e emergência com queixas básicas, quando poderiam se dirigir à Atenção Primária para atendimento e acompanhamento. Nosso trabalho envolve uma visão ampliada do cuidado com a saúde, com ações de promoção e prevenção, evitando o adoecimento ou o agravamento de doenças”, afirma.

Next Post

"Araxá na Folia 2025" 2 dias de festa popular com Blocos e Shows no pátio do Estádio Fausto Alvim.

qui fev 20 , 2025
    O Carnaval vai agitar a terra de Dona Beja! Nos dias 2 e 3 de março, o Araxá na Folia 2025 promete muita música, tradição e alegria. Realizado no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim, o evento contará com apresentações de blocos carnavalescos, shows gratuitos e uma ampla praça […]