




O Museu Histórico de Araxá – Dona Beja passa a contar com um novo espaço dedicado à valorização das artes visuais: a Galeria Dona Beja. Criado pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), o espaço receberá exposições temporárias, oferecendo, a cada 30 dias, a oportunidade para um artista expor suas obras gratuitamente.
A galeria está aberta para exposições de diversas linguagens visuais, como escultura, tapeçaria, desenho, pintura e fotografia. A iniciativa tem como objetivo fomentar a produção artística local e ampliar o acesso da população à cultura.
Para a presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, a Galeria Dona Beja representa mais uma ação para valorizar o cenário artístico da cidade. “Nosso objetivo é oferecer um espaço acessível e democrático para os artistas, incentivando a expressão cultural em suas mais diversas formas. A Galeria Dona Beja será um ponto de encontro entre o público e a arte, fortalecendo o setor artístico de Araxá e proporcionando novas oportunidades para talentos locais e regionais”, destaca.
Artistas interessados em expor suas obras devem procurar, presencialmente, o Setor de Eventos na sede da FCCB – localizada na Praça Arthur Bernardes, 10, Centro – portando documentos pessoais, portfólio, currículo e proposta com fotos das obras.
Primeira exposição
A mostra inaugural da Galeria Dona Beja, intitulada “Sem Pé Nem Cabeça”, do artista plástico Igor RVS, já está disponível para visitação e permanecerá em cartaz até o dia 3 de março.
A exposição convida o público a explorar o universo da arte contemporânea por meio de obras que transitam entre o abstrato, o pós-modernismo, o fauvismo e o surrealismo. Com traços marcantes e uma paleta de cores vibrante, Igor RVS propõe uma experiência imersiva, transformando a arte em um portal para novas percepções e interpretações da realidade.
O Museu Dona Beja funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; aos sábados, das 9h às 15h; e aos domingos e feriados, das 8h às 12h.