13 de outubro “Câmara Municipal de Araxá completa 193 anos”

A Câmara Municipal de Araxá está completando mais um ano de história. A Casa Legislativa foi criada, legalmente, em 13 de outubro de 1831, e no próximo domingo completa, então, 193 anos.

Tudo começou quando foi exigido que, para que a cidade conseguisse o título de Vila, e pudesse ter um Fórum e uma cadeia, fosse necessária a constituição de uma Câmara na região. Atendida essa obrigação, formou-se a Vila de São Domingos de Araxá.

Com a criação da Casa Legislativa, todas as questões relacionadas à administração e criação de leis dessa Vila ficavam sob a responsabilidade apenas dos vereadores. Dessa forma, a Câmara atuou como representante dos Poderes Legislativo e Executivo entre os anos de 1831 e 1915.

Neste último ano (1915), ocorre a divisão dos dois poderes com a chegada da Prefeitura. No entanto, as demandas ainda eram realizadas no mesmo espaço físico, permanecendo assim até 1977, quando a Prefeitura é transferida para a sede própria, localizada na rua Presidente Olegário Maciel.

Até o ano de 2011 a Câmara ocupou o prédio da Praça Coronel José Adolpho, situado no número nove. O antigo casarão é tombado como patrimônio histórico cultural através da Lei Orgânica do Município (art. 201, 1990), onde hoje funciona o Museu Legislativo.

Oficialmente o imóvel é batizado como Palácio Vereador Nagib Feres, em homenagem ao então vereador que faleceu aos 51 anos, enquanto discursava na tribuna durante a última Reunião Ordinária de 1977.

Com o desenvolvimento da cidade, o número crescente da população e consequentemente, com a ampliação das demandas e do trabalho dos vereadores, foi necessária a construção de uma nova sede da Casa Legislativa.

O prédio, situado na avenida João Paulo II, número 1200, foi inaugurado no dia 22 de julho de 2011 e possui 1,5 metros quadrados de área construída, espaço para quinze gabinetes, ala administrativa, plenário com capacidade para 80 pessoas, plenarinho e estacionamento.

Dentre as várias curiosidades da história da Casa de Leis, estão o nome do primeiro Presidente eleito para a Câmara, Mariano Joaquim de Ávila e da primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo araxaense, Sra. Terezinha Santos Côrrea Soares, eleita em 3 de outubro de 1950. Ela iniciou seu mandato em 1951 e foi Secretária da Mesa Diretora por cinco anos consecutivos.

Anteriormente, em 1914, a Câmara Municipal de Araxá foi a responsável pela inauguração oficial e implantação do serviço de luz elétrica na cidade.

Ao longo destes 193 anos, a Casa Legislativa se tornou referência em cidadania e foi marcada por momentos históricos, que transformaram o município e a vida da população