Prefeitura no Bairro já realizou mais de 20.000 atendimentos em 17 edições



Uma iniciativa que aproxima as pessoas da gestão, e a gestão das pessoas. Em março de 2022, a Administração Municipal deu início ao projeto Prefeitura no Bairro, que leva mensalmente mais de 40 serviços e ações de cidadania aos cidadãos de forma totalmente gratuita. Os setores que mais demandam atendimento são Saúde, Educação e Ação Social.

O evento já percorreu todas as regiões da cidade e se consolidou como uma importante iniciativa de tornar o governo mais próximo, participativo e atuante, de forma itinerante. Desde o seu início, o Prefeitura no Bairro já realizou mais de 20.000 atendimentos, com uma média de 1.176 cidadãos que já se beneficiaram dos serviços a cada edição.

Já em comparecimento, o evento recebe média de 2.000 pessoas a cada edição. São serviços gratuitos disponíveis, nas áreas ação social, saúde, segurança, cidadania, infraestrutura, direitos humanos, acolhimento à mulher, educação, meio ambiente, trabalho e emprego, habitação, cultura, esporte, lazer e agricultura.

Os atendimentos oferecidos abrangem vacinação, orientações de saúde bucal e nutrição, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), doação de preservativos, aferição de pressão arterial, acolhimento de saúde mental, massagem, contação de histórias, atividades pedagógicas, informações sobre cadastramento escolar, cadastro a programas sociais, distribuição de mudas, ofertas de emprego e diversos outros serviços vinculados a todas as secretarias da Prefeitura de Araxá completam os serviços.

Outro destaque é o projeto “Visão Para Todos”, da Fundação de Lions Club International (LCIF), que oferece exames de vista a todos os interessados. Posterior aos testes, são doados óculos para pacientes em vulnerabilidade social, que atestam problemas de visão durante os exames de acuidade visual no programa. São atendidas, em média, 200 pessoas em cada edição.

Além disso, atividades recreativas como música; dança; jogos; penteados; oficinais culturais; pinturas faciais; e oferta de lanches também acontecem no projeto.

Entre as principais ações, na 5ª edição do evento, foram apresentadas salas modulares que ampliaram os espaços de estudo no Centro Municipal de Educação Infantil Cemei Querobina Gomes Borges, e em outros três Cemeis. Já a 9ª edição marcou a inauguração da nova sede do Cemei Professora Francisca Querina Martins de Oliveira, no bairro Pão de Açúcar 3, que ampliou 60 vagas para crianças de 4 meses a 5 anos, passando de 120 para 200.  E na 14ª edição, a Administração Municipal promoveu a entrega de escrituras definitivas de imóveis para 26 famílias moradoras do bairro Abolição e região.

O Prefeitura no Bairro também proporciona um espaço para que os cidadãos expressem suas demandas diretamente ao Gabinete do prefeito e a Secretaria Municipal de Governo.

“Essa proximidade com a população fortalece o compromisso da Prefeitura de Araxá em tornar o governo mais participativo e atuante, levando-o diretamente aos bairros. Foi através do evento que anunciamos melhorias de infraestrutura, implantação de lâmpadas de LED, construção de praças, inauguração de escolas e salas modulares, construção de praças, entre diversas outras ações e serviços”, completa o prefeito, Robson Magela.

Atendimentos por setor

SAÚDE – 4.879 atendimentos / média de 287 por edição

– Vacinação; Acolhimento de Saúde Mental; Orientações sobre DST’s; Doação de preservativos; Testagem de Hepatite, HIV; Panfletagem alusiva a campanhas específicas; Orientação nutricional; Orientação em fisioterapia; Orientação de higiene bucal; Orientação sobre Câncer Bucal; Orientação sobre arboviroses e cuidados domiciliares para prevenção; Orientação sobre zoonoses, Adoção de Cães.

– Parceiros: Aferição de pressão arterial; Massagem, Orientação postural; Orientação sobre doação de sangue e captação de doadores e exames de acuidade visual.

EDUCAÇÃO – 4.760 atendimentos / média de 280 por edição

– Apresentações culturais com os alunos (dança, poema, música); Fanfarra; Biblioteca móvel; Núcleo de Incentivo à Leitura (contação de histórias, pintura facial); Projeto Alimentação Saudável; Atividades pedagógicas; Informações sobre cadastramento escolar; Projeto TV Araxá Educa; CAEI – Centro de atendimento especializado à inclusão; Inauguração do Cemei Francisca Querina Martins de Oliveira; Inauguração de salas modulares (Cemei Professora Maria das Dores Faria da Fonseca e Cemei Querobina Gomes Borges).

AÇÃO SOCIAL – 5.100 atendimentos / média de 300 por edição

– Orientação sobre habitação, escrituras, plantas populares, Reurb; Orientação sobre Cadastro único: Atualização e informações para novos cadastros e orientações; Informações sobre o cadastro de Benefício de Prestação Continuada; Pequeno Jardineiro – Divulgação do Programa e Doação de Mudas; Projeto Vida em Movimento (oferta de lanche para o público).

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E TURISMO / SINE / SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR – 2.040 atendimentos / média de 120 por edição

– Caça-palavras contextualizadas com expressões que enfatizam o Desenvolvimento e o Turismo de Araxá; Sorteio de Troféus pela Cultura ao lema “Eu amo Araxá”; Sorteio de brindes; Orientação sobre como elaborar corretamente um currículo profissional; Orientação sobre direitos do trabalhador ao Seguro Desemprego; Orientações individuais de como sobressair em entrevistas de emprego; formalização estrutural (abertura) da estrutura MEI.

SEGURANÇA PÚBLICA – 808 atendimentos / média de 47,5 por edição

Agendamentos / orientações para 2ª via da Carteira de Identidade; credenciais de pessoas com deficiência para estacionamento; solicitações de sinalização; credenciamento de estudantes e idosos para o passe livre (Programa Eu Vou) e Educação no Trânsito.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES / 935 atendimentos / média de 55 por edição

– Atividades recreativas, Ginástica Funcional, Zumba, Ginástica para a Terceira Idade e Projeto Viva a Vida.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS – 1.870 atendimentos / média de 110 por edição

– Informações e orientações sobre limpeza de bueiros, troca de lâmpadas, limpeza, capina, podas de árvores, coleta de lixo orgânico, agendamentos de caçambas comunitárias e, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, distribuição de mais de 100 plantas medicinais.

OBRAS PÚBLICAS E MOBILIDADE URBANA – 204 atendimentos / média de 12 por edição

– Solicitações de tapa-buracos; Drenagem de rede pluvial e obras de construção como praças e creches; Orientações sobre como funciona o serviço prestado e Previsões de execução de obras.

AGRICULTURA E PECUÁRIA – 918 atendimentos / média de 54 por edição

– Atendimento com informações sobre o SIM (Serviço de Inspeção Municipal); Distribuição de kits de frutas, café, legumes, queijo e compostos orgânicos.

FUNDAÇÃO CULTURAL CALMON BARRETO – 1.020 atendimentos / média de 60 por edição

– Oficinas de Macramê, Turbantes, Bonecas Abayomi, Esculturas de Balões, Desenhos; Atualização de Agentes Culturais; Apresentação Musical de alunos e professores da Escola Municipal de Música; Doação de Roupas e Sapatos.

FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ARAXÁ – 204 atendimentos / média de 12 por edição

– Campanhas e divulgações com cartazes informativos e distribuição de panfletos de esclarecimento e conscientização de toda a população acerca da importância do Acolhimento Familiar; Passos necessários para postulantes à adoção; Encaminhamento para o serviço no Fórum e Grupo de Apoio a Adoção (GAA); Sensibilização sobre o tema adoção; Prevenção da violência e abuso sexual infantojuvenil; atividades em parceria com os estudantes do curso de Psicologia / Uniaraxá; Recreação, Pintura fácil; Shows infantis; Atividades artísticas; Atividades lúdicas diversas.

IPREMA – 119 atendimentos / média de 7 por edição

– Atendimentos e orientações de dúvidas referente ao INSS para a comunidade como um todo, incluindo eventuais emissões de guias, consultas ao site e esclarecimentos sobre legislação previdenciária em geral.

PROCON – 170 atendimentos / média de 10 por edição

– Registro de reclamações; informações e dicas sobre empréstimos, empréstimos pessoais, problemas com concessionárias de telefonia, golpes e fraudes, dúvidas contratuais; produtos com defeitos, etc.

IPDSA – 85 atendimentos / média de 5 por edição

– Registro de reclamações; informações; orientações técnicas nas áreas do meio ambiente, urbanismo e fiscalização

GOVERNO E PROCURADORIA – 255 atendimentos / média de 15 por edição

– Suporte à organização e logística, registro e acompanhamento de demandas diretamente direcionadas ao prefeito, que são encaminhadas às respectivas secretarias de acordo com as solicitações realizadas.

FAZENDA, PLANEJAMENTO E GESTÃO – 51 atendimentos / 3 por edição

– Suporte à implantação de sistemas e internet, orientações sobre os serviços prestados pela pasta.

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