A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando realiza nesta quinta-feira, 17 de agosto, a primeira edição do Girolando Fest. O evento acontecerá em Belo Horizonte/MG e premiará os melhores criadores e expositores de diversos Rankings da entidade.
Serão agraciados os primeiros colocados de cada composição racial do Ranking Nacional de Girolando 2022/2023, dos Rankings Estaduais de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe e do Ranking Circuito Megaleite 2022/2023.
De acordo com o presidente da entidade, Domício Arruda, as exposições ranqueadas são vitrines importantes para a raça, projetando o criterioso trabalho de seleção dos criatórios não só pelo Brasil, mas também por outros países da América Latina. “É o momento de reconhecer e valorizar os vencedores das principais competições organizadas pela entidade. Graças ao trabalho de seleção realizado pelos criadores de todo o país, a raça Girolando vem apresentando nas exposições uma grande evolução e beleza racial”, destaca o presidente da entidade, Domício Arruda.
Durante o Girolando Fest, também serão premiados os primeiros colocados do Ranking Rebanho 2022, que traz os criadores com melhor desempenho em diversas categorias do Serviço de Controle Leiteiro Oficial.
O evento ainda terá um momento de homenagem às empresas parceiras da associação: Alvoar Lácteos (Parceiro Premium); ALLFLEX, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET, Sobcontrole Fazenda, Berrante, Agroceres Multimix, Zoetis, Mosaic Fertilizantes, Alta, GENEX Brasil (Parceiros Master); Terraviva (Canal Master); e Bebamaisleite (Apoio Master).
Girolando inicia registro do rebanho da UFMG
Animais do rebanho Girolando do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foram registrados pelo técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Geraldo Rodrigues. A unidade está localizada no município de Montes Claros e conta com uma vitrine tecnológica de Girolando para que os estudantes dos cursos de Ciências Agrárias possam realizar estudos com a raça.
Durante o controle e registro genealógico dos animais, os universitários tiveram uma “aula prática” sobre a raça. O técnico Geraldo Rodrigues explicou as vantagens de ter um rebanho inscrito no Serviço de Registro Genealógico, as composições raciais registradas pela Associação e o padrão racial de cada uma delas.
A parceria da Associação Girolando com a UFMG visa o fomento da raça junto aos futuros formadores de opinião. O rebanho da universidade terá cruzamentos direcionados para a produção de animais CCG 5/8 e Puro Sintético (PS), por meio da utilização de sêmen de touros Girolando.
Além do registro, a Girolando também iniciará o Serviço de Controle Leiteiro Oficial no rebanho da UFMG.
—