270 alunos estão inscritos na qualificação profissional gratuita oferecida pela EuroChem e ministrada pelo SENAI

O Curso de Operadora ou Operador de Processos Químicos, ministrado pelo SENAI e oferecido pela EuroChem, começou nesta semana. As aulas inaugurais aconteceram no dia 14 para as turmas de Serra de Salitre e Cruzeiro da Fortaleza, composta por 120 alunos, no Spaço Alto da Serra; e no dia 15 para os 150 alunos das classes de Salitre de Minas e Patrocínio, no auditório Geraldo Campos, do Centro Administrativo Abdias Alves Nunes, em Patrocínio. 

Ivone Maria, participante da turma de Serra do Salitre, é uma das alunas. “Estou muito curiosa para essa etapa, o curso será uma oportunidade para adquirir novas experiências e conhecer um pouco mais sobre a empresa”, afirma. 

A qualificação terá duração de cinco meses, com aulas diárias presenciais de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30. Uma iniciativa da EuroChem, que firmou parceria com o SENAI para oferecer capacitação para a comunidade de sua área de atuação. São nove turmas, sendo três no município de Serra do Salitre, uma em Cruzeiro da Fortaleza e cinco em Patrocínio. 

Na aula inaugural, os alunos puderam conhecer o Grupo EuroChem e o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, além dos procedimentos que sustentam a cultura de Segurança da companhia, aprendendo, como primeira lição, que a Segurança é um valor inegociável para a Empresa.  

David Crispim, Diretor de Upstream da EuroChem, explicou que essa etapa de qualificação profissional precede a operação integrada, entre planta mineral e planta química da unidade, prevista para o início de 2024. “O curso de operadora ou operador de processos químicos está em linha com a nossa estratégia de compartilhar valor com os territórios que nos recebem. Entendemos que o desenvolvimento socioeconômico das comunidades anfitriãs converge com os valores praticados pela EuroChem”, afirmou. 

Lucas Silva, Gerente do SENAI, concorda que a iniciativa contribui para o desenvolvimento local. “A capacitação reflete, principalmente, na comunidade e na qualificação das pessoas que iniciam essa jornada. E a participação de todos os agentes é muito importante durante o processo.” 

As aulas inaugurais contaram com a presença de representantes das Prefeituras Municipais da região. Wagner Natal, Secretário Municipal de Administração e Finanças de Serra do Salitre, Jorge Andrade, Coordenador Pedagógico Municipal de Cruzeiro da Fortaleza, e Emerson Caixeta, Secretário Municipal de Educação de Patrocínio, parabenizaram os alunos.  “Aproveitem a oportunidade. Conhecimento é algo que nunca perderemos”, afirmou Natal. “Parabenizo a todos, especialmente pela força e motivação”, disse Andrade. “Agradeço à EuroChem por criar essa oportunidade para os nossos jovens e parabenizo a iniciativa de todas as instituições que viabilizaram a realização do curso”, concluiu Caixeta.

Sobre a EuroChem 

A EuroChem é um dos líderes globais do segmento de fertilizantes e um dos principais produtores dos três principais nutrientes da agricultura: nitrogênio, fosfato e potássio. O Grupo está verticalmente integrado com atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes, atuando da mina à mesa e empregando mais de 28 mil pessoas em instalações de produção na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes (CIS). Seus produtos estão em mais de cem países. 

Na América do Sul, tem presença comercial em todos os estados brasileiros com as 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins (10) e da Fertilizantes Heringer (12), da qual detém o controle acionário; e na Argentina com a EuroChem Emerger Fertilizantes. Com a planta de Salitre, primeira unidade de produção fora da Europa, o Grupo adicionará 1 milhão de fertilizantes fosfatados/ano a partir de 2024, reduzindo a dependência das importações deste insumo e fortalecendo a competitividade do agronegócio no país.

Next Post

1º Copa Zé Dunga começa domingo na Arena Ferrocarril

sex mar 17 , 2023
Domingo(19) é dia de homenagear o passado esportivo de um dos futebolistas de Araxá, que escreveu na memória do futebol amador de nossa cidade. Zé Dunga escreveu sua história no futebol da nossa cidade, ele que foi técnico do Estância e fazia seu trabalho sócio esportivos com as crianças através […]