Mais que um instrumento de promoção de saúde física e mental, o esporte pode ser usado como ferramenta de transformação e inclusão social. Essa inclusão contempla também as pessoas de baixa renda, que enxergam nas práticas esportivas um caminho para a melhoria da qualidade de vida.
Em Araxá, a Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube desenvolve o projeto Lobinho Transformando Vidas. São aulas de futebol de campo e futsal, que atendem de forma gratuita 120 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com idades entre 6 e 13 anos.
O projeto oferece aos alunos kits de materiais esportivos, alimentação durante as atividades e assistência social às famílias. Durante as aulas, além das práticas esportivas, são realizadas também atividades pedagógicas, lúdicas e culturais para a formação de valores para a vida.
De acordo com a coordenadora, Ana Cristina Faria, o principal objetivo do projeto é resgatar a cidadania, incentivar a educação, o esporte e o respeito entre as pessoas. “Visamos sempre contribuir para um mundo melhor, por meio do incentivo de boas práticas. Isso significa investir na transformação social e acreditar que estamos no caminho certo para formar bons cidadãos”, reforça.
O projeto Dínamo Lobinho Transformando Vidas é viabilizado via Lei de Incentivo ao Esporte. As aulas são realizadas semanalmente no Estádio Octaviano Paraíso (Paraísão), no ginásio Paulinho de Souza, no bairro Jardim Natália e na quadra da escola Agar de Affonseca e Silva, no bairro Pão de Açúcar IV.