Reforma do Aeroporto Municipal é o primeiro passo para o retorno de voos comerciais em Araxá



A Prefeitura de Araxá está realizando melhorias estruturais no Aeroporto Municipal. De acordo com o prefeito Robson Magela, a reforma faz parte da preparação do terminal para voltar a receber voos comerciais, suspensos desde março de 2020 devido à queda na demanda gerada pela pandemia.

“Sabemos da importância do aeroporto para fomentar não só o turismo como também os negócios na cidade. E este é apenas o primeiro passo para que a gente possa retornar à operação de voo comerciais”, diz o prefeito.

O administrador do terminal, Fabiano Cota, explica que Araxá iniciou a operação de voos comerciais em 2002, mas teve que interromper em 2020 devido à baixa demanda ocasionada pela pandemia, o que foi observado em várias outras cidades. Até 2020, a cidade operava dois voos por semana, na linha Araxá / Uberaba / Belo Horizonte (Confins).

“A condição estrutural que a atual gestão recebeu o aeroporto também era outro obstáculo. Mas, agora, com esta reforma completa, teremos condição de seguir com as tratativas para retornar à operação comercial no terminal”, explica Fabiano.

A reforma inclui readequações de ambientes, substituição de revestimentos, reforma de sanitários, pintura geral e troca do telhado. O espaço para embarque e desembarque, que está interditado desde 2020 por conta de uma forte chuva que danificou o telhado, também será revitalizado. O investimento total é de R$ 670.000,00 e, segundo o contrato, a previsão é que todas as melhorias sejam entregues em setembro.

Atualmente, o aeroporto realiza a operação de aviões executivos, táxi aéreo, aeronaves militares e UTIs aéreas. Em 2021, o Aeroporto Municipal recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a certificação AVSEC, de segurança aeroportuária. A certificação significa que o aeroporto atende aos padrões internacionais de segurança e mantém o aeroporto na rota de voos comerciais de aeronaves com mais de 60 assentos.

O secretário municipal de Segurança Pública, Daniel Rosa, explica que a pasta já está em tratativas com a companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras para o retorno dos voos comerciais. “Aos poucos, com a redução de casos de Covid-19 em todo o país, a gente começa a entrar em um cenário de pós-pandemia e com perspectiva para o aumento da demanda por transporte. De olho neste cenário, enquanto preparamos o aeroporto, seguimos com negociações junto às empresas aéreas para operar na cidade os voos comerciais”, enfatiza.

Next Post

Livro “A Magia do Caminho” será lançado em Araxá no dia 23 de abril

seg abr 11 , 2022
Produção foi feita por meio de Projeto aprovado na Lei Aldir Blanc e tem apoio da FCCB Praticamente todo mundo já teve problemas com as crianças em longas e demoradas viagens em família. Quem nunca passou pela ansiedade dos filhos, sobrinhos, afilhados ou os coleguinhas, nos passeios de férias ou […]