A Prefeitura Municipal de Araxá abriu credenciamento de clínicas terapêuticas interessadas em ser parceiras do Município no tratamento de dependentes químicos.
Representantes de instituições interessadas na prestação do serviço podem participar da chamada pública enviando a documentação solicitada no edital, disponível no site da Prefeitura de Araxá. Conforme a secretária Municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, atualmente o Município conta com apenas uma clínica credenciada para a prestação deste tipo de serviço.
“Esse credenciamento vai permitir a gente ampliar o público atendido, uma vez que é direcionado para unidades terapêuticas voltadas para o tratamento de homens e mulheres adultos e menores de idade”, informa.
A internação de usuários de álcool e drogas nas clínicas credenciadas acontece por encaminhamento da Prefeitura, através das unidades de referência. Conforme Lorena, as demandas são tragas pelos familiares dos dependentes químicos que passam primeiro pelo setor de saúde mental através dos Centro de Atenção Psicossocial, o Caps AD (álcool e drogas) ou Caps I (Infantil).
“Lá, a equipe multidisciplinar avalia qual a melhor forma de tratar este paciente: em consultas ou internação. Confirmada a necessidade de internação, o paciente é encaminhado para a clínica para iniciar o tratamento. A internação pode ser compulsória ou não. As clínicas credenciadas também atenderão às demandas judiciais, ou seja, o Poder Judiciário intervém em casos em que a pessoa é um risco para a sociedade ou para si mesma”, explica.