A Black Friday é uma mega promoção dos varejistas que geralmente ocorre na quarta sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos.
Este ano, a Black Friday Brasil ocorre no dia 26 de novembro e traz muita expectativa para o comércio, principalmente por se tratar de um setor que foi bastante afetado pela pandemia.
Enquanto milhares de lojas físicas fecharam as portas, o e-commerce foi uma alternativa para as necessidades do consumidor, o que provocou o crescimento do setor e o surgimento de um novo perfil de consumidor: pessoas que não tinham o hábito e começaram a comprar online.
O evento originalmente tem duração de 24 horas, com a finalidade de renovar os estoques para as vendas de final de ano, sendo para o consumidor uma boa oportunidade para adiantar as compras de Natal.
Os descontos podem chegar a até 80% do valor original, mas, infelizmente, muitas empresas se aproveitam do evento para enganar os consumidores.
Além da “maquiagem” dos preços, as maiores queixas após as compras da Black Friday são produtos não entregues, atrasos na entrega, produtos trocados ou danificados ou com vícios de qualidade.
Sendo assim, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Araxá) dá algumas dicas para garantir ao consumidor compras mais seguras.
– Pesquise preços antes da Black Friday e em vários sites.
– Cadastre-se nos sites das lojas confiáveis que vão participar da Black Friday.
– Só compre em sites idôneos. Desconfie de preços muito abaixo do preço médio praticado no mercado.
– Não clique em e-mail de promoções, mesmo que seja de lojas conhecidas.
– Confira as informações do site atentamente.
– Muito cuidado com boletos fraudados.
– Guarde toda documentação relacionada com a compra, como e-mails trocados, número do pedido, recibos, notas fiscais, números de protocolos, dentre outros.
– Exija a Nota Fiscal e o Termo de Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos.
– No momento da compra evite os horários de pico (meia-noite, meio-dia e após às 18h). Nesses horários, os sites poderão estar congestionados e a conclusão da compra pode não se efetivar.
– Planeje-se. Elabore uma lista de desejos e não compre por impulso para não exceder seu orçamento e se endividar.
– Denuncie as irregularidades e ofertas falsas.
A secretária executiva do Procon Araxá, Belma Nolli, lembra que toda informação passada ao consumidor através de publicidade torna-se obrigação e deve ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. “Além disso, os direitos do consumidor valem também na Black Friday e nas compras feitas pela internet quando o fornecedor estiver estabelecido no Brasil. Como a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até 7 dias da data do recebimento da mercadoria.”