Secretaria Municipal de Saúde participa de seminário sobre Vigilância Sanitária em Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Saúde participou do I Seminário do Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde (Visa CIS), realizado nesta quinta-feira (20), em Belo Horizonte. O evento teve como objetivo debater estratégias para fortalecer a vigilância sanitária nos municípios.

Com um investimento de R$ 40,2 milhões do Governo de Minas, o Visa CIS busca apoiar tecnicamente e fortalecer as ações de vigilância sanitária. O programa prevê a formação de equipes dentro dos consórcios de saúde e a elaboração de um Plano de Trabalho anual. Esse plano definirá ações prioritárias para cada região e deverá ser apresentado até julho de 2025.

Ao todo, 37 consórcios e 752 municípios demonstraram interesse em aderir ao programa. A seleção definiu um consórcio por região de abrangência das unidades regionais de saúde. A iniciativa visa padronizar e qualificar a fiscalização sanitária, tornando os serviços mais eficazes e ampliando a segurança da população.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, destacou a importância do programa para aprimorar a fiscalização e a segurança sanitária. “ O apoio técnico permitirá a implementação de ações mais eficazes, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados e a prevenção de riscos”, afirma.–