Upa de Araxá aprimora atendimentos cardiovasculares com tecnologia do HCor



Tecnologia aliada à saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Araxá fortaleceu a qualificação do atendimento em cardiologia por meio de uma parceria com o Projeto Boas Práticas, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo. Como parte da colaboração, a unidade recebeu um aparelho de eletrocardiograma conectado diretamente ao Hcor, que permite diagnósticos mais rápidos de emergências cardiovasculares.

O aparelho é capaz de identificar condições como arritmias, infartos, distúrbios hidroeletrolíticos, embolia pulmonar e alterações hemodinâmicas. Após realizados na sala vermelha – setor de emergência da Upa – os eletrocardiogramas são analisados em tempo real por cardiologistas do Hcor.

Em média, em três minutos, o laudo é emitido, possibilitando decisões rápidas no atendimento a casos graves. Caso sejam detectadas alterações significativas, os especialistas oferecem suporte imediato à equipe médica da Upa.

A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Carla Aparecida Alves Constant, ressalta a importância da parceria. “Desde de setembro de 2023, estamos garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população de Araxá. Com o Projeto Boas Práticas, a Upa fortalece a capacidade de diagnóstico e tratamento cardiovascular, proporcionando um atendimento mais rápido e eficaz, principalmente em condições graves”, enfatiza.

O Projeto Boas Práticas faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e instituições como a Associação Beneficente Síria – HCor e a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Além da assistência médica, a iniciativa oferece ainda capacitações aos profissionais de saúde locais.

Next Post

Prefeitura de Araxá reforça acolhimento a pessoas em situação de rua

ter fev 18 , 2025
    A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, tem intensificado as ações para atender e acolher pessoas em situação de rua, especialmente nas proximidades do terminal rodoviário. Em média, são realizadas cerca de 140 abordagens mensais que buscam oferecer suporte e oportunidades de reintegração social […]