Câmara Municipal de Araxá analisa projetos “Araxá na Folia 2025” e “100 anos do Distrito do Itaipu”

O Plenário vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu, na tarde desta terça-feira (11), mais uma Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá. A sessão foi a segunda do ano com utilização de tribuna pelos vereadores da Legislatura 2025/2028.

Respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, usaram a tribuna os vereadores: João Veras, João Paulo da Filomena, Marciony Sucesso, Maristela Dutra, Kaká da Mercearia, Rodrigo do Comercial Aeroporto e Investigador Rodrigo.

Durante a sessão os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 06/2025, que institui oficialmente o dia 19 de novembro como aniversário do Distrito de Itaipu, de autoria do Vereador Professor Jales.

Na pauta para votação também estava o Projeto de Lei 07/2025, que trata da autorização do Termo de Fomento junto à Associação de Moradores e Amigos dos Bairros Adhemar Rodrigues Vale, Andreia, Área III e Estância- AMVEA, concedendo contribuição no valor de R$ 89.640,00 para a realização do “Araxá na Folia 2025”.

A matéria não foi apreciada, após amplo debate entre os vereadores que finalizou com um pedido de vistas aprovado. A expectativa é que a celebração do termo de fomento seja apreciada nos próximos dias.

João Veras

O vereador João Veras foi o primeiro orador da tarde. Ele solicitou a realização de obras de ampliação da Uninorte, com a utilização do espaço ao lado, onde funcionava a Paróquia de São José (agora pertencente à Prefeitura). Também pediu a retirada da rotatória e a instalação de semáforos e faixas de pedestres em frente ao Posto 2000, na divisa entre os bairros Domingos Zema e Santa Rita.

O parlamentar solicitou o recapeamento asfáltico da Avenida Washington Barcelos, principal via de acesso aos bairros do Setor Norte, além da revitalização da Praça Maria Rita da Cruz, no bairro Tiradentes, que se encontra em estado de abandono, com mato alto, estrutura danificada e iluminação precária ou inexistente.

Ele também indicou a necessidade de capina, limpeza, poda de árvores e manutenção da iluminação da praça localizada entre as ruas Deolinda Dias Rosa e Joaquim Geraldo Filho, no bairro Orozino Teixeira.

João Paulo da Filomena

O vereador João Paulo da Filomena apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de a Fundação Cultural Calmon Barreto garantir que, no mínimo, 40% (quarenta por cento) de suas oficinas culturais sejam realizadas nos bairros periféricos, conforme o Diagnóstico Socioassistencial de Araxá atualizado.

Ele também propôs a criação do programa “Araxá Mais Verde”, com o objetivo de promover o plantio de mudas de árvores nas calçadas do município, contribuindo para o aumento da cobertura vegetal e para melhorias nas condições climáticas da cidade.

O parlamentar realizou diversas indicações, solicitando: a realização de um diagnóstico da cultura em Araxá; maior atenção e apoio à Casa de Apoio para Pacientes em Tratamento em Uberaba; a instalação de um alambrado e calçada na Rua Geralda Ferreira Cardoso, no bairro Jardim Bela Vista; a realização de ações intensivas voltadas ao atendimento e apoio às pessoas em situação de rua; e a concessão de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos contribuintes que possuírem árvores plantadas em frente às suas residências.

Marciony Sucesso

O segundo secretário da Mesa Diretora, vereador Marciony Sucesso, apresentou demandas relacionadas à saúde. Ele solicitou a criação de novas vagas de estacionamento na Unidade de Pronto Atendimento de Araxá (UPA) e a realização de um estudo para a implantação de um anexo da Farmacinha na UPA de Araxá e nos Ambulatórios de Emergência (AMEs) Uninorte e Unileste, considerando o grande volume de pacientes atendidos mensalmente nesses locais.

Ele também sugeriu a implantação de uma câmera de videomonitoramento na praça que está sendo construída na Avenida Pedro de Paula Lemos, no bairro Santa Rita II, e a instalação de alambrado no entorno da praça que está sendo construída na mesma avenida, esquina com a Rua Josefa Pereira. A medida visa atender à necessidade da comunidade do bairro Domingos Zema, tendo em vista que a falta desse equipamento causa transtornos à população e facilita a ocorrência de vandalismo na região.

Maristela Dutra

A vereadora Maristela Dutra solicitou o reparo definitivo dos buracos causados pela rede pluvial de esgoto na Rua Olíverio de Moura Barreto, o recapeamento asfáltico em outras vias da cidade e melhorias na infraestrutura da Praça Marco Antônio Vale. Ela também pediu a realização de um estudo técnico para reavaliar o trânsito de veículos pesados na cidade, a implantação de turmas infantis G3 e G4 no Distrito de Itaipú e o retorno da parceria entre a Secretaria de Saúde de Araxá e o Hemocentro de Uberaba para a realização de campanhas de doação voluntária de sangue.

Além disso, a vereadora solicitou esclarecimentos sobre o fornecimento de leite especial e de alto custo e informações sobre a previsão de pagamento de incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A parlamentar também pediu a realização de um estudo para indicar a inclusão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como uma das entidades integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Kaká da Mercearia

O vereador Kaká da Mercearia utilizou seu tempo regimental para solicitar: limpeza e capina no bairro Recanto das Gameleiras; instalação de proteção guard rail nas laterais do córrego no trecho da Avenida Dâmaso Drumond, próximo ao Bernardão, e na Avenida Rosalvo Santos, próximo ao Hiper ABC; além da poda ou corte do coqueiro da praça de alimentação do Barreiro.

Uma Moção de Reconhecimento homenageou a Secretaria Municipal de Educação pelo recebimento do Selo Ouro, que é uma certificação do Ministério da Educação (MEC) dada aos municípios que se destacam na alfabetização infantil.

O primeiro secretário da Mesa Diretora apresentou um projeto de lei que dispõe sobre o Programa Municipal de Reutilização de Sobras de Materiais de Construção, com o objetivo de promover a destinação adequada dessas sobras, contribuindo para a redução de resíduos e para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social e entidades beneficentes.

Rodrigo do Comercial Aeroporto

O vereador Rodrigo do Comercial Aeroporto apresentou cinco requerimentos na tribuna, a maioria deles solicitando melhorias para as áreas de saúde, educação e infraestrutura. Ele pediu a construção de uma escola de ensino fundamental no bairro Aeroporto e adjacências, providências para resolver a erosão no bairro Jardim América e melhorias na praça da Rua Antônio Borges de Menezes, como iluminação, câmeras de segurança e cercamento.

O parlamentar também solicitou a realização de um mutirão de cirurgias de catarata em Araxá e a instalação de cobertura na quadra poliesportiva do distrito de Itaipú.

Rodrigo destacou algumas demandas já atendidas por seu gabinete, como a mediação para a compra do medicamento risperidona para tratamento do autismo, o recapeamento asfáltico e a limpeza urbana em várias áreas da cidade, além da intermediação para o repasse de mais de R$ 2 milhões entre o município e hospitais filantrópicos.

Investigador Rodrigo

Último a usar a tribuna, o vereador Investigador Rodrigo apresentou uma indicação sugerindo a implantação da Lei Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) e para sua aplicação no videomonitoramento em Araxá.

Buscando melhorias para a educação e empregabilidade, ele apresentou uma indicação para a implantação de uma instituição educacional militar em Araxá e do Projeto de Empregabilidade “Rumo ao Futuro”, que busca integrar a Secretaria de Ação Social (Executivo), o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e o Legislativo, com o objetivo de aumentar as oportunidades de trabalho.

Ele também apresentou indicação para que a Secretaria Municipal de Ação Social forneça informações sobre os auxílios oferecidos e o impacto financeiro total desses auxílios nos cofres públicos municipais.

Uma Moção de Congratulações homenageou o novo reitor do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Prof. Dr. Fabrício Borges.

Ascom CMA.

Next Post

Projetos "Araxá mais Verde" e "IPTU ecológico"

qua fev 12 , 2025
Através de proposição do vereador JOÃO PAULO FERREIRA DE PAULA, apresentou ontem(11) na Câmara Municipal na tribuna os projetos “Araxá mais Verde” e “IPTU ecológico”. Art. 1º – Fica criado o programa “ARAXÁ MAIS VERDE”, com o objetivo de promover o plantio de mudas de árvores nas calçadas do município […]