Governo Federal reconhece Araxá como referência nacional em alfabetização infantil

Araxá foi destaque nacional na educação ao conquistar o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Com 100 pontos, a cidade atingiu a nota máxima e superou todos os municípios da região. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (10), em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito de Araxá, Robson Magela, da secretária de Educação, Zulma Moreira, do secretário de Governo, Rick Paranhos e do assessor de Relações Interinstitucionais, Sebastião Donizete.  

O reconhecimento foi concedido pelo Ministério da Educação (MEC) e premia municípios que se destacam na alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental. Além disso, avalia ações voltadas à recuperação da aprendizagem de estudantes do 3º ao 5º ano, impactados pela pandemia. Araxá foi a única cidade entre os 25 municípios da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberaba a atingir a pontuação máxima. O município superou Campos Altos (95 pontos), Frutal (90 pontos) e Uberaba (83 pontos), entre outros.

O Selo Ouro faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A iniciativa foi lançada pelo MEC em 2023 para fortalecer políticas públicas de alfabetização e reduzir desigualdades educacionais. A avaliação, alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE), considera critérios como a implementação de ações estruturantes, a integração com o território estadual, a institucionalização de políticas de alfabetização, a formação de professores e a distribuição de materiais didáticos complementares.

Municípios com mais de 85 pontos recebem o Selo Ouro. Já aqueles que atingem entre 65 e 84 pontos recebem o Selo Prata, enquanto os que pontuam entre 45 e 64 são contemplados com o Selo Bronze.

Next Post

Alunos de Araxá recebem boas vindas nas escolas em 2025

ter fev 11 , 2025
    Mais de 13 mil alunos retornaram às escolas da Rede Municipal de Ensino de Araxá para o início do ano letivo, nesta segunda-feira (10). A volta dos estudantes contou recepções e atividades de boas-vindas, preparadas pela direção escolar. A rede conta com 64 unidades composta por creches, escolas, instituições […]