Câmara Municipal de Araxá abre em reunião ordinária o Ano Legislativo 2025/2028

A Câmara Municipal de Araxá recebeu, na tarde desta terça-feira (04), a abertura oficial do ano legislativo, com a primeira Reunião Ordinária da Legislatura 2025/2028.
O prefeito interino de Araxá, Bosco Jr., ocupou a mesa de honra juntamente com o presidente da Câmara Raphael Rios, o vice-presidente Jairinho Borges e o primeiro secretário Kaká da Mercearia. Além dos vereadores eleitos, estiveram presentes suplentes de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições, empresários, membros da imprensa e servidores.
Em seu discurso, Bosco Jr. afirmou seu objetivo de aproximar os secretários municipais e os servidores das atividades da Câmara Municipal e declarou que pretende acompanhar de perto as sessões do Legislativo.


O presidente Raphael Rios lembrou que janeiro foi um mês de muito movimento, ações e trabalho na Casa da Cidadania; desejou um ano de sucesso e harmonia entre os poderes e declarou abertos os trabalhos oficiais da legislatura.
Respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, usaram a tribuna os vereadores: Alexandre Irmãos Paula, Roberto do Sindicato, Garrado, Fernanda Castelha, Chicão Jesus Te Ama, Jairinho Borges e Professor Jales.
Não houve apreciação de projetos durante a sessão.
Alexandre Irmãos Paula
Iniciando os trabalhos da tarde, o vereador Alexandre Irmãos Paula solicitou: a implantação de rampa elevada ou “quebra-molas” na Rua Tupi, próximo ao número 157 (Creche Municipal), no bairro Santo Antônio; a elevação da tampa de um bueiro, que se encontra abaixo do nível da via e pode ocasionar acidentes, na Avenida Ministro Olavo Drummond, próximo ao número 215.
O parlamentar indicou também o fechamento da Avenida do Lago do Barreiro aos finais de semana, pois a via é utilizada para a prática esportiva pela população, além da realização de um estudo técnico para a implantação de extensão da rede de iluminação na Alameda do Lago, no bairro Veredas da Cidade.
Roberto do Sindicato
Roberto do Sindicato foi outro Parlamentar que demonstrou sua preocupação com o Complexo do Barreiro. Ele abriu sua participação na tribuna destacando a necessidade de diversas melhorias no local e apresentou uma indicação, em caráter de urgência, para o recapeamento das vias asfálticas do complexo.
O parlamentar apresentou também diversas indicações, pedindo: a recuperação e revitalização da Praça “João Augusto dos Santos”, localizada na Rua Funcionário João Rosa, no Centro; o recapeamento asfáltico completo da Rua Selda de Castro Alves, no bairro Fertiza; a instalação de meio-fio na extensão da Rua Isaura Maria, no bairro Orozino Teixeira; a realização de uma ação preventiva, com ronda ostensiva, para a proteção dos moradores e da Praça “João Augusto dos Santos”, localizada na Rua Funcionário João Rosa, no Centro.
Garrado
O vereador Garrado comentou assuntos diversos, como a pavimentação das áreas urbanas e a limpeza na cidade. Ele pediu paciência à população quanto à realização de capinas nas vias e em terrenos, pois, durante o período chuvoso, o mato cresce muito rapidamente.
Garrado relatou ter recebido diversas reclamações em relação às estradas rurais, mas explicou que muitos reparos só podem ser efetuados após o período de chuvas.
O vereador ressaltou que costuma trabalhar apresentando seus requerimentos diretamente aos secretários municipais e que procura manter um relacionamento próximo com todos eles.
Fernanda Castelha
A vereadora Fernanda Castelha solicitou a instalação de coberturas, tendas ou toldos na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tanto na parte frontal quanto na traseira do prédio, para oferecer abrigo contra o sol e a chuva aos acompanhantes e pacientes que aguardam atendimento, que são transferidos ou recebem alta.
Ela também pediu o reto…

Next Post

Colab Cidadão tem mais de 80% de eficiência na resolução de demandas em Araxá

ter fev 4 , 2025
A tecnologia a serviço da transparência e eficiência na gestão pública. O Colab Cidadão Araxá, ferramenta implantada pela Prefeitura de Araxá, já solucionou mais de 6.500 atendimentos, representando 80,35% das demandas registradas via aplicativo. Somente em 2024, foram 7.746 atendimentos, dos quais 6.624 foram resolvidos e 1.166 estão em andamento. […]