Araxá decreta luto oficial pelo falecimento aos 103 anos do ex-combatente da FEB Francisco Matias de Oliveira

   

A Prefeitura de Araxá decreta luto oficial de três dias, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2024, em sinal de pesar pelo falecimento de Francisco Matias de Oliveira, conhecido como “Pracinha”. O decreto reconhece a importância histórica e o legado deixado pelo ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

Francisco, que faleceu no último sábado (9), era uma figura admirada em Araxá. Além de sua participação heroica na defesa da Pátria, ele serviu como exemplo de vida e dedicação à coletividade. Deixa filhos, netos, bisnetos e tataranetos e será sempre lembrado como um símbolo de coragem e patriotismo.

O luto oficial reflete o sentimento de consternação da comunidade araxaense pela perda de um personagem marcante na história local e nacional. A memória de Francisco Matias continuará viva como inspiração para as futuras gerações.

História de Francisco 

– Nome: Francisco Matias de Oliveira.

– Data de nascimento: 28/11/1921 (103 anos).

– Filhos: Padre Sérgio Márcio de Oliveira, Maria de Lourdes Costa (in memoriam), Dermeval Barcelos de Oliveira, Francisco Matias Filho (in memoriam), Maria Lucila Oliveira Correia e Maria Cristina de Oliveira Barreto.

– 13 netos, 33 bisnetos e 6 tataranetos.

– Francisco Matias de Oliveira era 2º Tenente Reformado e fez parte do grupamento da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele era carinhosamente chamado de “pracinha”, apelido dado aos mais de 25 mil combatentes do Exército que cruzaram o Atlântico para defender e honrar a nossa Pátria na 2ª Guerra Mundial.

– Outros oito araxaenses também fizeram parte da FEB e o 2º Tenente Reformado Francisco Matias de Oliveira era o último pracinha vivo. Recebeu inúmeras homenagens pelo ato de heroísmo, patriotismo e amor à nossa Nação.

Next Post

Espetáculo de drones encanta público e celebra o reconhecimento internacional do Queijo Minas Artesanal em Araxá

seg dez 9 , 2024
    A Praça Governador Valadares, em Araxá, foi palco de um espetáculo de drones que atraiu centenas de pessoas na noite do último sábado (7). A apresentação projetou imagens de queijos, montanhas, palavras e outros símbolos da cultura mineira, em celebração ao reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas […]