Esporte, inclusão e superação deram o tom na segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 em Araxá. No último sábado (7), Araxá sediou a 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Realizado na Praça da Juventude, no bairro Urciano Lemos, o evento reuniu cerca de 80 crianças e adolescentes e 15 profissionais, incluindo voluntários, professores e coordenadores.
Com o objetivo de oferecer ao público, com ou sem deficiência, a oportunidade de vivenciar e praticar modalidades paralímpicas, os participantes experimentaram esportes como atletismo, bocha e goalball. Além disso, o evento celebrou o Dia Internacional do Atleta Paralímpico, com a distribuição de camisetas alusivas à data.
A iniciativa é promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e organizada pela APAE Araxá, por meio dos projetos Hakuna Mipaka e Esporte Mais Que Especial. A realização contou também com o apoio do Espaço Ecosense, através do projeto Ecoarte, e da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria de Esportes.
O secretário municipal de Esportes, José Antunes Soares Júnior (Dedé), destacou a importância do festival para a inclusão e o desenvolvimento do esporte paralímpico no município. “Eventos como este reforçam nosso compromisso com a inclusão social e esportiva, oferecendo oportunidades iguais para todos os participantes. É uma alegria ver Araxá como palco de um evento tão inspirador e transformador”, destaca.