Câmara de Municipal de Araxá realiza Solenidade para entrega de Honrarias

O Poder Legislativo Araxaense realizou na noite da última quarta-feira (6), no Centro Cultural Uniaraxá – Teatro CBMM, a Solenidade de Outorga da Medalha Dom José Gaspar e do Título de Cidadania Honorária. A Associação da Imprensa Araxaense (AIA) também entregou a Medalha Geraldo Porfírio Botelho durante a cerimônia, que reuniu vereadores, autoridades, homenageados, familiares e membros da comunidade.

A primeira honraria entregue na noite foi a Medalha Geraldo Porfírio Botelho. A homenagem foi criada em 2012 para reconhecer o trabalho dos representantes da área da comunicação social que escreveram seus nomes nas páginas da imprensa virtual, escrita, falada e televisionada. O homenageado é indicado pela AIA. Com uma trajetória marcada pela atuação na política e na imprensa, o homenageado do ano foi o Sr. Hely Aires da Silva.

Em seguida, os parlamentares entregaram a Medalha Dom José Gaspar, uma honraria que reconhece o mérito de pessoas notoriamente destacadas, seja por sua atividade profissional, por uma conduta de vida positiva e exemplar ou por seu desempenho social e filantrópico.

Os homenageados da noite foram: Alda Parreira Magalhães; Carlos Alberto Nunes; Daiana de Lourdes Aquino Moura; Edilamar Luiza Pacheco; Eduardo Elias Lusvarghi; Edna Terezinha de Castro (Irmã Terezinha); Elba Regina Pontes Machado; Euclides Rodrigues de Resende Neto; Marcos Jacinto Morgado; Marta Aparecida Alves; Melevino Bonifácio de Oliveira Neto; Phillipe Antônio de Castro Simões; Thiago Galvão de Oliveira Novais; Vinícius Ramalho Lima e Walquíria Pereira Marques.

A última honraria entregue na solenidade foi o Título de Cidadania Honorária, instituído com o objetivo de reconhecer o mérito de cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à comunidade de Araxá, mesmo sem aqui terem nascido.

Os homenageados com o Título foram: Adroaldo Rosa de Morais; Ana Eugênia Loyolla Hollanders; André Bidart Mourão; Carolina Maria Garcia Peraza de Souza; Caroline Marley de Lima; Celio Zero; Clarissa Rocha Nagli; Eduardo Fonseca Santana; Gisele Bernardo Ferreira de Oliveira; João José Teotônio; Letícia Vasconcelos Britto; Lidiane Valeria Lopes de Souza; Maria Goretti da Silva; Mirlane Lazara Deckers e Roberta Cintra Monteiro de Carvalho.

O piloto de aeronaves e gerente de aviação Phillipe Antônio de Castro discursou representando todos os homenageados. Ele relembrou momentos de sua trajetória marcada pela solidariedade em situações de crise, como nos desastres de Mariana e do Rio Grande do Sul, e durante a pandemia de Covid-19. O homenageado também expressou seu orgulho em ser araxaense e poder levar o nome de sua cidade para o mundo.

Ao final da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Bosco Júnior, destacou a importância das honrarias entregues: “Trata-se de um momento de agradecimento, de celebrarmos a dedicação e o trabalho incansável de personalidades que têm contribuído de forma humana e exemplar para o desenvolvimento de Araxá.”

Next Post

Queijo de Araxá para mundo: missão histórica une mineiros pelo reconhecimento do queijo como Patrimônio da Humanidade

sex nov 8 , 2024
Kombi estilizada vai percorrer as 10 regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal divulgando candidatura e reforçando pedido pelo título Com anúncio marcado para o próximo dia cinco de dezembro, o Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA), símbolo da cultura e identidade mineira, pode finalmente se tornar Patrimônio Cultural […]