Ecoarte: projeto Cultura e inclusão para transformar vidas; está com inscrições abertas em Araxá

Realizado pelo Espaço Ecosense, projeto promove uma série de oficinas totalmente gratuitas em Araxá com estrutura inclusiva para PcD’s e pessoas com autismo

Inclusão cultural e sustentabilidade através das artes. Estão abertas as inscrições para o Projeto Ecoarte, em Araxá. Realizado pelo espaço Econsense, o projeto é uma iniciativa cultural e social promovida através da Lei Rouanet com captação das empresas CBMM e Bem Brasil.

Criar oportunidades significativas para crianças e adolescentes que enfrentam barreiras sociais e emocionais.

Através de uma série de oficinas gratuitas, como teatro, arte circense e cultura hip-hop, o Ecoarte tem o objetivo de oferecer um ambiente estimulante e inclusivo para o desenvolvimento artístico com foco especial naqueles que enfrentam desafios associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A realização das capacitações culturais ocorrerá a partir do dia 21 de outubro para estudantes de escola pública entre 4 e 17 anos em local totalmente preparado e com a estrutura necessária para atender portadores com deficiência (PcD’S). O Ecoarte contará com a participação de intérprete de libras e a impressão em braile com material sobre as oficinas. Todas as atividades do projeto acontecerão em  espaços com rampas, corrimões e banheiros adaptados.

“Queremos que todos os participantes tenham as mesmas condições de se desenvolver dentro do espaço na totalidade das atividades propostas. Esse é o propósito do espaço Econsense e com o Ecoarte não seria diferente. Estamos sempre pensando no impacto que a cultura pode ter no crescimento de uma criança e adolescente”, afirma Patrícia Moço, CEO da Econsense e idealizadora do projeto..

Confira os critérios de seleção e cronograma:

Critérios de seleção

* Estudantes de escolas públicas;

* Idades entre 4 e 17 anos;

* Documentação.

Alunos com deficiência (além dos itens acima):

* Laudo médico;

* Avaliação fisioterápica;

* Ficha de restrição alimentar.

* Limite de 120 pessoas;

* As inscrições serão submetidas à seleção.

Cronograma

* 14 a 25/10/2024- Inscrições, seleção e entrevistas;

* 17 e 18/10/2024 – Organização de documentação;

* 21/10/2024 – Início das aulas;

* 21/02/2025- Final da l* Etapa Ecoarte.

Após a Etapa de Seleção, serão desenvolvidas as grades de datas/horários e turmas dos participantes.

Conheça melhor o espaço Ecosense

Um refúgio de transformação pessoal e comunitária. À primeira vista, o Espaço Ecosense, localizado em Araxá (MG),  pode parecer apenas um centro esportivo. Mas vai muito além. O projeto pioneiro representa um ambiente único onde esporte, saúde e sustentabilidade se encontram.

Inaugurado em outubro de 2021, o Ecosense simboliza a junção das paixões da fundadora e CEO Patrícia Moço, ex-jogadora de vôlei e administradora de empresas que atuava em uma das maiores empresas de Minas, localizada na cidade, e que “largou tudo” para buscar seu propósito de empreender em algo que trouxesse impacto social e transformação de vidas e jornadas.

Tudo começou com um incômodo pessoal de Patrícia durante a pandemia da COVID-19: “Observar tudo o que acontecia no mundo e na minha rotina de trabalho e com a minha família me levou a um processo de autoconhecimento e questionamentos sobre minhas escolhas e o legado que deixaria”, conta. Durante esse período de reflexão, ela reavivou a paixão pelo esporte, que havia praticado intensamente na juventude, e decidiu que precisava fazer algo significativo.

E foi em busca de um projeto que gerasse um impacto positivo na sociedade após o período de isolamento social, que Patrícia uniu motivação e profissionalismo para abrir um espaço capaz de transformar a vida das pessoas incentivando práticas saudáveis: “o Espaço Ecosense é exatamente esse lugar que vai além da prática de esportes. É um ambiente para se praticar cidadania e educar crianças, adolescentes e adultos a uma nova perspectiva, inclusiva e transformadora”, afirma Moço.

Além das práticas voltadas para adolescentes e adultos, existe no complexo também o Ecosense Kids, no qual as crianças podem fazer todas as modalidades de sua faixa etária por um único valor, incentivando a prática do esporte saudável desde a infância até a vida adulta.

Inclusão nas atividades

Um dos grandes diferenciais do Ecosense é o seu compromisso com a inclusão social. O espaço oferece atividades e eventos voltados para todos, incluindo pessoas com deficiência e crianças autistas. As iniciativas são focadas em preparar essas crianças para a convivência no mundo real, promovendo a integração em todas as atividades do Ecosense com profissionais treinados.

E os resultados dessa atuação inclusiva podem ser vistos na prática. Uma corrida conscientizadora foi realizada este ano com mais de 150 crianças típicas e não atípicas, separadas por faixa etária.  “Todo mundo largou e correu no mesmo momento, no mesmo dia, no mesmo horário. Conseguimos juntar todas as associações e projetos sociais da cidade por essa causa e foi um momento incrível. Não era sobre ganhar, era sobre cada um se desafiar e ter o outro como competidor e apoiador, não como inimigo nem concorrente. Essa é a nossa ideia: juntar pessoas em prol de fortalecer vínculos e a sensação de pertencimento, mesmo com as diferenças”, comentou Patrícia.

A colônia de férias é outro exemplo de ação inclusiva promovida pelo Ecosense. E a ideia dela é simples e clara: praticar a inclusão de forma natural. Crianças com e sem autismo participam juntas das atividades, promovendo uma convivência que espelha a vida real, fora dos ambientes terapêuticos. A abordagem é focada em mostrar a realidade e preparar essas crianças para interagir com o mundo de forma inclusiva e respeitosa.

Sustentabilidade em prática

No Ecosense,  sustentabilidade e acessibilidade não são apenas ideias, mas práticas vivas. Justamente por isso o espaço foi projetado com um forte compromisso com esses dois pilares. As quadras de areia, por exemplo, foram construídas com um sistema de drenagem inovador que capta e reutiliza a água da chuva, algo inédito no Brasil.  Já a piscina semi-olímpica foi planejada com uma borda elevada para facilitar o uso por cadeirantes, demonstrando o foco na inclusão desde o início.

Além disso, todas as iniciativas realizadas no Ecosense têm o compromisso de minimizar os impactos ambientais. Os eventos e competições realizados pelo projeto incentivam a consciência ambiental, como a categoria “plogging”, uma espécie de corrida em que os participantes coletam lixo durante o percurso de prova. O Espaço também busca ser “Lixo Zero”, incentivando uma jornada compartilhada de respeito e cuidado com o planeta.

Sobre o Espaço Ecosense

O Espaço Ecosense é um ambiente 100% acessível e sustentável, promovendo a inclusão real e o bem-estar para todos os participantes, com projetos que vão desde a prática de esportes até a conscientização ambiental através de eventos aulas de várias modalidades.  Localizado em Araxá,  promove a integração de pessoas e profissionais que procuram um estilo de vida mais ativo e saudável em um só lugar.

Endereço: Rua Honório de Paiva Abreu, 170, Araxá

Telefone: (34) 99903-9941

E-mail:  (espacoecosense@gmail.com)

Instagram: https://www.instagram.com/espacoecosense/


Next Post

Prefeitura de Araxá firma novo contrato para manutenção de vias e garante maior agilidade em reparos

sex out 18 , 2024
A Prefeitura de Araxá firmou um novo contrato para a manutenção de vias públicas. O objetivo é otimizar o atendimento às demandas da cidade, especialmente em situações emergenciais. Os trabalhos serão realizados pela empresa vencedora da licitação, Alcalá Engenharia, que fornecerá tanto os materiais quanto a mão de obra. Com […]