Aluno atleta do projeto Escola de Esportes “HAKUNA MIPAKA – SEM LIMITES” da APAE de Araxá vence prova no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub 17.
JOÃO PAULO EVANGELISTA CÂNDIDO – 16 anos sagrou-se campeão brasileiro do lançamento de dardo, classe 33 para atletas deficientes físicos.
Competição organizada pelo comité Paralímpico Brasileiro (CPB), tem como objetivo identificar novos talentos nacionais para a modalidade, em provas de pista e campo, nas quais o país tem maior quantidade de medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos.
A terceira edição da competição aconteceu na cidade de São Paulo/SP no período de 14 a 17 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, contou com a participação de mais 160 atletas com idade de 14 a 17 anos deficientes físicos, visuais e intelectuais.
João Paulo assim como mais 51 crianças/adolescentes faz parte do Projeto Escola de Esportes “HAKUNA MIPAKA” executado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araxá (APAE ARAXÁ), através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e tem como investidores a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e TRACAN Máquinas e Sistemas para Agricultura. Tem como principal objetivo a iniciação de crianças e adolescentes com deficiência física, visual, intelectual e síndrome de down no esporte. O projeto oferece as modalidades atletismo, Natação e futsal para deficientes intelectuais e síndrome de down.
Alguns alunos atletas do projeto já são destaque em competições como: Campeonatos Brasileiros – Paralimpíadas Escolares Nacionais – Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) – Jogos de Minas Gerais (JIMIP).
A prática esportiva para as pessoas com deficiência vai além de competir, ganhar medalhas, oferece oportunidade de socialização, interação. Exploram mais que suas habilidades, tendo oportunidade de se conectar a novos horizontes, garantindo diferentes experiências, conhecer novas culturas, locais diferentes e fazer novas amizades.
“Onde a maioria enxerga deficiência, nós enxergamos eficiência, transformamos e inspiramos vidas através do esporte”.