A Reunião Ordinária realizada pela Câmara Municipal de Araxá na tarde desta terça-feira (15) foi a segunda após as eleições municipais de 2024, ocorridas no domingo (6). A sessão, mais uma vez, foi marcada por comentários sobre a escolha dos representantes para o Executivo e Legislativo para a gestão 2025-2028.
Na abertura da sessão, o presidente da Casa, vereador Bosco Júnior, comentou a comemoração de mais um ano de história da Câmara Municipal de Araxá. A Casa Legislativa foi criada legalmente em 13 de outubro de 1831, e completou, no domingo, 193 anos. Ele também parabenizou os professores pelo seu dia, comemorado no dia 15/10, e destacou a importância dos profissionais da educação para o desenvolvimento do país.
A sessão contou com a participação de quatro oradores que utilizaram a tribuna para apresentar diversos assuntos, respeitando o revezamento semanal.
Nenhum projeto foi aprovado durante a sessão.
Tribuna:
Valtinho da Farmácia
Abrindo os trabalhos da tarde, o vereador Valtinho da Farmácia agradeceu a votação recebida no pleito e destacou alguns trabalhos de seu gabinete durante seu mandato, principalmente com relação ao atendimento de demandas na área de saúde.
Visando aumentar a segurança de pedestres e motoristas, tendo em vista as frequentes reclamações de excesso de velocidade, Valtinho apresentou uma indicação para a instalação de redutores de velocidade ao longo das ruas Gastão dos Santos, próximo ao número 235, no bairro Fertiza, e na rua Alameda Alvorada, no bairro Jardim Europa I.
Pastor Moacir
Buscando proporcionar mais conforto e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes durante os procedimentos médicos, o vice-presidente da Casa, vereador Pr. Moacir, comemorou a aquisição de 15 poltronas destinadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outras 10, que foram distribuídas entre os Ambulatórios Municipais Emergenciais (AME’s) 24h Unileste e Uninorte. A melhoria foi realizada a partir de uma indicação do vereador.
O parlamentar indicou a realização de um mutirão de capina e limpeza em todas as ruas dos bairros Jardim Europa I e II. De acordo com Pr. Moacir, a maioria das vias desses bairros são pavimentadas com bloquetes, o que tem dificultado a manutenção das ruas limpas.
Maristela Dutra
A vereadora Maristela Dutra solicitou reforço em algumas linhas de ônibus da cidade, que estão com alta demanda nos horários de pico. Considerando inúmeros episódios de falta de água na cidade, ela apresentou diversos questionamentos à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).
A parlamentar indicou a instalação de um quebra-molas na rua Ivien Akel Valle e a sincronização dos semáforos ao longo da Avenida Senador Montandon, bem como a implantação de redutores de velocidade ao longo da via. Ela também solicitou a limpeza de terrenos nos bairros Santa Luzia e Guilhermina Vieira Chaer, além da realização de uma campanha de conscientização quanto ao descarte irregular de lixo.
Uma Moção de Congratulações homenageou a empresa Bioética Ambiental pelos seus 25 anos de história, sendo uma referência em análises laboratoriais de água e solo, dedicados à preservação da natureza e à saúde da vida.
Alexandre Irmãos Paula
Finalizando o grande expediente, o vereador Alexandre Irmãos Paula cumprimentou e felicitou os professores pelo seu dia, destacando o trabalho da vereadora Maristela Dutra, que também é professora. Alexandre exaltou o trabalho da Equoterapia Prosseguir e ressaltou a relevância do serviço prestado à comunidade.
Ele comentou os resultados das urnas, especialmente os obtidos pelo Partido Liberal – PL, e finalizou desejando boa sorte e bom trabalho aos vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028.