A iniciativa exclusiva organizada pela Região do Cerrado Mineiro na Ditta Artigianale, em Florença, reuniu torrefadores e profissionais do setor para apresentar a primeira Denominação de Origem do café no Brasil.
Realizado no dia 3 de outubro, o evento integrou o Road Show da Região do Cerrado Mineiro na Itália, que foi parte das celebrações do Dia Internacional do Café (1º de outubro), iniciado em Milão, com apoio da llycaffè, sendo protagonista da campanha de sustentabilidade “Mind The Coffee Cup” e da rede de cafés especiais Cafezal Milano.
Os encontros celebraram as conexões históricas e culturais entre as tradições cafeeiras do Brasil e da Itália, destacando a qualidade, autenticidade e a importância da certificação DO em ambos os mercados. Também ofereceram uma oportunidade para explorar as práticas de sustentabilidade agro regenerativa do Cerrado Mineiro, a maior área de produção de café com esse modelo no Brasil, além de apresentar a história, o terroir e a cultura da região.
Os participantes puderam experimentar cafés premiados da última safra e concorrentes ao COE Brasil, conhecendo os sabores únicos da roda sensorial do Cerrado Mineiro e o compromisso com práticas sustentáveis, por meio de cuppings, workshops e sessões de networking.
Simoni Ameni, diretor de educação da Academia da Ditta Artigianale, foi host do encontro ao lado de Thiago Furlaneto, coordenador de Denominação de Origem e Sustentabilidade, que trouxe uma visão estratégica sobre o valor do Cerrado para a cafeicultura brasileira.
Entre os representantes do Cerrado Mineiro estavam Sandra Moraes, gerente de cafés especiais da Expocacer; Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e produtor há mais de 40 anos; Juliano Tarabal, diretor executivo e o cafeicultor Mario Alves.
O Cerrado Mineiro e Ditta Artigianale: Sinergia em Cafés Especiais
O evento contou também com a presença especial de Francesco Sanapo, três vezes campeão barista e CEO do grupo Ditta Artigianale, durante o cupping e o get-together, além de Francesco Masciullo, head roaster e responsável de vendas.
Outro destaque foi Valentina Palange, a maior influenciadora de café da Itália, conhecida como Specialty Pal (@specialty_pal) no Instagram. Representantes de torrefações toscanas e alunos da Academia da Ditta Artigianale também estiveram presentes.
Francesco Sanapo comentou: “É um prazer compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade, economia circular e, principalmente, economia regenerativa, que a equipe do Cerrado Mineiro exemplifica tão bem com seu modelo de negócios e união de cafeicultores”.
A Ditta Artigianale, que já foi considerada várias vezes a melhor cafeteria da Itália, continua a consolidar sua posição de destaque no cenário cafeeiro italiano e internacional.
No dia 1º de outubro, recebeu o maior reconhecimento nos prêmios Gambero Rosso, com Tre Chicchi e Tre Tazzine na guia Bar d’Italia. O Gambero Rosso é um dos principais veículos de referência para hospitalidade e gastronomia do país, premiando os melhores cafés, vinhos e restaurantes.
Próxima Parada do Road Show: Roma
No dia 8 de outubro, a Embaixada do Brasil em Roma receberá uma discussão com Vanusia Nogueira, chefe da Organização Internacional do Café (ICO), e Andrea Illy, chairman da Illycaffè.
O foco da discussão será o papel da certificação DO e da agricultura sustentável na valorização do café brasileiro.
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