A Câmara Municipal de Araxá apresentou uma Moção de Congratulação e Reconhecimento ao agora ex-comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Araxá, capitão Luiz Ricardo de Oliveira. Após mais de 30 anos de dedicação à corporação, capitão Ricardo passa a integrar o quadro de oficiais da reserva da corporação.
A homenagem foi liderada pelo vereador Raphael Rios e assinada pelos demais vereadores. Capitão Ricardo passou por diversas cidades, como Uberaba, Patos de Minas, Patrocínio, Contagem, Belo Horizonte, até chegar a Araxá, onde assumiu o comando em 13 de outubro de 2013. Ele é natural de Patos de Minas, filho de Luiz Gonçalves e Ivanda de Oliveira, é casado com Janaina, com quem teve três filhos – Sofia, Luiza e Davi.
Sua atuação foi marcada pela coragem e dedicação, sempre com o foco na missão de salvar vidas. Entre as qualificações estão os cursos de Formação de Soldado, Cabo, Sargento e Habitação de Oficiais, além de graduação em Tecnologia em Segurança Pública e Educação Física.
Ao longo de sua gestão em Araxá, capitão Ricardo liderou importantes projetos sociais e estruturais, entre eles: curso de Bombeiro Mirim; curso de guarda-vidas civis: projeto Bombeiro nas Escolas; além de melhorias na Companhia com renovação da frota de viaturas e elevação do pelotão de Araxá à condição de Companhia.
Capitão Ricardo, ao lado do 1º Tenente Marcelo Teixeira, iniciou as tratativas para a integração do SAMU com o Corpo de Bombeiros, uma ação que trará benefícios a longo prazo para a população de Araxá e região.
Aos 30 anos de serviço, capitão Ricardo encerra sua carreira com honra, sendo uma referência de liderança, profissionalismo e humanidade. Sua esposa, Janaina, e seus filhos, Sofia, Luiza e Davi, também fazem parte desse legado, sendo o apoio durante todos esses anos.
Capitão, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a comunidade araxaense agradecem todos esses anos de serviço. Sua missão de salvar vidas e promover o bem-estar da comunidade ficarão para sempre como inspiração para as futuras gerações.