Um projeto de grande importância vem sendo desenvolvido desde janeiro 2024, no Centro de Atendimento a Criança em Araxá.
“PROJETO ALÉM DO OLHAR” oportunizando as todas pessoas com problemas de visão na cidade, poder ter uma qualidade de vida melhor, projeto esse de suma importância com os trabalhos como: Rodas de Conversa Comunitária de Biblioterapia, atendimento psicológico, aprendizado em braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
É tradicionalmente escrito em papel relevo. Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos.
O acompanhamento na área saúde é um dos pontos fundamentas, atividades esportivas e social com os alunos do projeto.
Ainda existe vagas para ingressar no projeto 2024 – pelos Contato do CAC – 9 8861 4035/ 36624369
Os recursos do projeto foram aportados pela CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração que entende a importância de ajudar o aprendizados dessas pessoas podem enxergar ALÉM DO OLHAR para o futuro.
DURAÇÃO DO PROJETO:
O projeto terá início janeiro de 2024 e término em janeiro de 2025.
PROJETO:
a) Terapeuta comunitário: – Promover Rodas de Conversa Comunitária de Biblioterapia, utilizando obras literárias dos diversos autores como instrumento para trabalhar as angústias dos membros do grupo, através de interpretação, recomendação e prescrição de contos literários, poemas e estórias, como medicamentos de cura das emoções.
Relações Públicas entre a literatura e os sintomas do corpo, estabelecendo uma conexão interna com os romances, crônicas, casos, contos e poemas, seus ensinamentos e a identificação com os personagens literários nas mais diversas situações e desafios diários do grupo, aumentando a autoestima, o pertencimento, a interação e harmonia dos seus elementos.
Incentivar o amor à leitura, como alternativa saudável expansão de conhecimento, lazer, sociabilidade, troca de experiências, fragilidades, talentos e cuidados.
Atingir, através das Rodas de Leitura, embasamento necessário para resistir às adversidades, deficiências, depressões e alternativas para a recuperação da própria esperança.
Nomear angústias e abrir novas perspectivas para os deficientes visuais através da literatura.
b) Psicólogo: Realizar as inscrições; receber cada participante/ usuário do projeto por meio do acolhimento inicial (individual ou em grupo). Formular um plano terapêutico individual, caso haja necessidade de atuação individual. Realizar o preenchimento do controle de atendimento diário de atendimento. O atendimento Psicológico individual ou em grupo contribuirá no processo de autocuidado, minimizar os problemas emocionais e psicossociais, acerca da realidade apresentada. Estimular a valorização e promoção da saúde mental. Os atendimentos em grupos poderão ocorrer diante alguma data simbólica e questões que podem emergir no decorrer do projeto. O psicólogo poderá contribuir com a biblioterapia, caso haja necessidade e quando for solicitado pela Terapeuta Comunitária, no intuito de contribuir dando apoio técnico e psicológico.
c) Professora do Método Braille: preparar os deficientes visuais para ler e escrever através dos caracteres do Método Braille.
d) Fisioterapeuta: aplicação de métodos que produzam como resultado esperado o equilíbrio geral da saúde e a melhoria da qualidade de vida dos deficientes visuais.
e) Instrutor de informática: O ensino de informática para deficientes visuais é uma prioridade. Através do uso softwares e de equipamentos adaptados, como leitores de tela, buscará garantir a eles o acesso igualitário ao mundo digital. Além disso, serão utilizados textos literários para digitação e posterior análise, promovendo o desenvolvimento cognitivo e a apreciação da literatura por parte dos deficientes visuais. Serão adaptadas atividades de acordo com a necessidade e situação de cada aluno, garantindo uma experiência de aprendizagem inclusiva e personalizada.
Por meio da aplicação de métodos táteis e auditivos, os alunos serão capacitados para dominar tecnologias, visando prepara-los para enfrentar os desafios em um mundo cada vez mais conectado.