Projeto do Grupo Treini, apoiado pelo senador Rodrigo Pacheco, oferece atenção especializada e multidisciplinar a pacientes e famílias
Uma iniciativa está prestes a transformar o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Minas Gerais. O Grupo Treini, especializado em tecnologia assistiva, anunciou a doação do Método de Integração Global (MIG) para a Santa Casa de Misericórdia, com apoio do senador Rodrigo Pacheco.
O MIG, criado em 2017 pelo fisioterapeuta Renato Loffi, é um processo que combina avaliação, psicoterapia, reeducação e reabilitação no retardo psicomotor de crianças e jovens com autismo. O projeto pioneiro visa oferecer atenção especializada e multidisciplinar para pacientes e famílias.
“A intervenção oferece um ambiente acolhedor e adaptado que respeita as necessidades dos pacientes. Nossa principal preocupação é o que podemos oferecer de melhor para a vida dessas crianças e o impacto na vida das famílias brasileiras”, destaca Renato Loffi.
Com a doação da tecnologia MIG, a Santa Casa se tornará um centro de referência para o atendimento de autistas até 18 anos, proporcionando diagnósticos e tratamentos adequados. A coordenação do projeto está a cargo da Drª Filó e do provedor da Santa Casa de Belo Horizonte, Roberto Otto.
A destinação de recursos, por meio da emenda parlamentar para o Centro de Referência do Autismo, será usada para a reforma e contratação de profissionais. A tecnologia MIG também será aplicada no treinamento gratuito de profissionais do SUS de todas as cidades de Minas Gerais, ampliando o alcance e a eficácia do tratamento para autistas no estado.