Anualmente, a Câmara Municipal de Araxá homenageia as mulheres que fazem a diferença para a cidade com a outorga da Medalha Leonilda Montandon. Este ano, a cerimônia foi realizada no dia 11 de abril, no Centro Cultural do UniAraxá – Teatro CBMM. Cada um dos quinze parlamentares indica e concede a honraria a uma mulher que se destaca na sociedade por seu trabalho educacional, empresarial, social, filantrópico, cultural ou artístico.
A homenagem foi criada em 1998, pela ex-vereadora Rosa Helena Vilaça de Abreu. A autora se inspirou na figura da Professora Leonilda Montandon Scarpellini, que dedicou sua vida à educação com coragem, determinação e profissionalismo. Dona Leonilda também foi escritora e publicou vários livros didáticos, participou de movimentos assistenciais e religiosos e foi membro efetivo da academia araxaense de letras.
A cerimônia foi dirigida pelo presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, vereador Bosco Júnior. Também fizeram parte da mesa de honra: o Prefeito Municipal Robson Magela; o primeiro secretário da mesa diretora vereador Evaldo do Ferrocarril; as vereadoras Fernanda Castelha, Professora Leni Nobre, Maristela Dutra e Omara Paolinelli; a secretária municipal de educação Zulma Moreira, a secretária municipal de saúde Cristiane Gonçalves e a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA Michele Cristina Moraes Viegas.
Dentre as homenageadas do ano de 2024, destacam-se empresárias, profissionais da área da comunicação, beleza, saúde e principalmente educadoras. Confira a lista completa das homenageadas: Aparecida Maria de Mendonça Campos, Bruna Isabella Silva, Carolina Maria Garcia Peraza de Souza, Elaine dos Santos Rufino, Glaura Teixeira Nogueira Lima, Kenia Poncio da Costa de Deus, Lílian Salerno Martins, Luciene Diniz Queiroz, Magaly Stoppa, Marilac Luiza Pacheco, Marly Borges Alves, Nilza Helena da Costa Borges, Roseli Aparecida da Trindade Mota, Sueli Aparecida Ramos da Silva e Valéria Santos Sena de Oliveira.
Durante a cerimônia, a Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA entregou o troféu Dona Carlota de Melo. A homenageada deste ano foi Clarice de Fátima Rodrigues.
Marilac Pacheco foi a oradora que representou todas as homenageadas da noite. Em seu discurso, ela falou da alegria e responsabilidade de receber a honraria: “Uma homenagem engrandece o ser, massageia o ego e enobrece a alma de quem a recebe. Entretanto, aumenta o compromisso do homenageado. Nesse sentido, meu desejo é de que estejamos sempre à altura daqueles que viram em nós motivos para este ato tão solene”.
O presidente Bosco Júnior finalizou a reunião solene destacando o trabalho das mulheres que fizeram parte da mesa de honra, reforçando a importância das homenageadas para a cidade e agradecendo o trabalho da equipe de cerimonial da Câmara, que trabalha com empenho e dedicação para realização dos eventos da instituição.
Ascom CMA