A Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública para apresentar a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. A sessão ocorreu na tarde desta quarta-feira (27) e apresentou as informações referentes ao último quadrimestre de 2023.
A reunião foi presidida pela secretária municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves e pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Bosco Jr., contando com a participação de vereadores, assessores, profissionais da Saúde, servidores públicos, imprensa e membros da comunidade.
A secretária iniciou o encontro mencionando as principais realizações da pasta durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, destacando: Oficinas Ortopédicas Itinerantes com mais de 200 pacientes; campanha de vacinação antirrábica animal na zona urbana; convênio com quatro entidades para pagamento retroativo do piso aos profissionais de enfermagem; formatura dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias; agendamento de 300 exames gratuitos de mamografia; campanha de multivacinação de crianças e adolescentes na zona rural, além das ações do Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho (Dia Mundial de Luta contra a Aids).
A assessora de finanças da secretaria, Talitha Cristina Ferreira, apresentou um balanço financeiro do ano de 2023, destacando a obrigação do Município de aplicar um mínimo de 15% dos recursos em saúde. Ela ressaltou que em 2023 foram investidos 28,32% na pasta, totalizando um valor de R$136.045.401,54 (cento e trinta e seis milhões, quarenta e cinco mil, quatrocentos e um reais e cinquenta e quatro centavos) e detalhou as verbas recebidas por meio de repasses dos governos estadual e federal.
Os responsáveis por cada setor da Secretaria apresentaram o trabalho realizado no último quadrimestre de 2023, exibindo fotos, enumerando ações e mostrando números de atendimentos.
Ao final do encontro, Cristiane agradeceu aos servidores da Saúde pelos esclarecimentos e pela parceria.
Os parlamentares encerraram a sessão com perguntas sobre as ações de combate à dengue, demanda de cirurgias de garganta em crianças, disponibilidade de exames de audiometria, melhoria no fornecimento de medicamentos na Farmacinha Municipal, convocação dos aprovados no concurso, pagamento do extra-teto dos médicos, abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre outros assuntos.
Ascom CMA.