Diretor de RH explica sobre a adaptação do mercado à IA e as oportunidades para os colaboradores
A presença da inteligência artificial impulsiona mudanças significativas nas demandas profissionais e nas estratégias empresariais no mercado de trabalho. Dados recentes mostram que essa tecnologia movimenta bilhões de dólares anualmente. Em uma pesquisa sobre inteligência artificial generativa para empresas, a Gartner, uma empresa de consultoria para empresas de TI, projetou que até 2025 o setor alcance a marca de US$ 190,61 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta de 36,6%, evidenciando a relevância e o potencial da IA para impulsionar a economia mundial.
Diante disso, com a expansão do uso da inteligência também no setor de recursos humanos, as demandas no mercado de trabalho têm passado por transformações significativas. Hegel, sócio diretor da Selpe Gente e Gestão, explica que agora as tarefas repetitivas e operacionais estão sendo automatizadas, permitindo que os profissionais direcionem seus esforços para atividades que exigem habilidades humanas únicas, como criatividade, pensamento crítico e tomada de decisão estratégica. “Com este cenário, novas profissões estão surgindo e outras estão sendo transformadas, exigindo adaptação por parte dos profissionais. Com isso, o profissional de RH precisa se concentrar na hora de analisar currículos e valorizar candidatos com habilidades de “adaptação” e “flexibilidade”. As habilidades técnicas alinhadas a essas habilidades comportamentais são fundamentais no mercado de trabalho atual, que é cada vez mais dinâmico”.
Além dos profissionais, as empresas também enfrentam o desafio de se adaptar à presença crescente da IA. Os negócios precisam pensar primeiramente na retenção de colaboradores, implementando programas de capacitação e desenvolvimento de talentos, visando preparar os profissionais para lidar com as mudanças trazidas pela tecnologia. “Para além de cuidar de suas equipes, é importante que as empresas adotem uma abordagem ética e responsável no uso da IA garantindo transparência, equidade e segurança nos processos de automação e tomada de decisão. Pois, ao promover uma cultura de transparência, a inovação e adaptação acabam por fazer parte das habilidades dos colaboradores, e assim as empresas podem aproveitar todo o potencial da IA para impulsionar o crescimento e a competitividade no mercado de trabalho.” comenta Hegel.
Por último, o diretor explica que quando os profissionais se adaptam à presença crescente da IA no mercado de trabalho, é observado um crescimento no desenvolvimento de habilidades complementares à tecnologia, como capacidade de análise de dados, pensamento criativo e habilidades interpessoais. “Esse é o ponto mais importante, que inclusive mencionei anteriormente: a adaptação e flexibilização são essenciais para os profissionais, pois manter-se atualizado com as novas tecnologias e buscar constantemente oportunidades de aprendizado e reciclagem profissional são necessários para o desenvolvimento do colaborador e da empresa, considerando que o que mais se verá a partir de agora é o uso da IA como ferramenta no mercado de trabalho”, finaliza.
Sobre a Selpe Gente e Gestão
A Selpe é uma consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com abrangência nacional, 58 anos de mercado e escritórios em São Paulo, Minas Gerais e Nordeste, a empresa oferece soluções estratégicas e tecnologias em executive search para posições estratégicas e de liderança nas organizações; em atração, seleção, desenvolvimento de líderes e equipes; e em projetos de gestão personalizados. Além disso, atua no planejamento e execução de programas de trainee e estágio e na contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos de negócio.