Câmara Municipal de Araxá:: Reunião Ordinária 20/02/2024

Câmara aprova Termos de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá (CONSEP)

O plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto foi sede de mais uma Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá nesta terça-feira (20).

No início da Sessão, o Setor Jurídico da Casa promoveu a leitura de um parecer referente ao pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de “Investigar os graves problemas existentes na Saúde Pública de Araxá”, de autoria do vereador Valtinho da Farmácia. O documento foi protocolado na última quinta-feira (15) e contou com a assinatura dos vereadores Fernanda Castelha, Professora Leni Nobre, Luiz Carlos Bittencourt, Maristela Dutra, Omara Paolinelli e Dr. Zidane.

O parecer esclarece que em virtude do que estabelece o artigo 101 do Regimento Interno da Casa Legislativa, não se consolidará a formação de uma CPI enquanto estiver em andamento outra CPI ou Comissão Processante (CP). Por outro viés, o documento destaca que atualmente, ambas as CPs inauguradas anteriormente estão com suas tramitações interrompidas por decisão judicial. O parecer conclui: “Neste momento, não estão efetivamente em funcionamento as CPs, o que dá margem para a possível abertura de uma CPI”.

Diante do parecer apresentado pelo corpo técnico da Casa da Cidadania, o presidente da mesa diretora, vereador Bosco Júnior, propôs para votação a possível abertura da CPI em paralelo com as outras CPs suspensas. A votação ficou empatada com 7 votos favoráveis e 7 votos contrários. O voto de desempate foi do presidente da mesa, conforme determina o Regimento Interno da Câmara, e o pedido foi rejeitado.

Sete vereadores usaram a tribuna durante o grande expediente, respeitando o revezamento semanal: Professora Leni Nobre pediu esclarecimentos ao Executivo sobre diferentes assuntos; Maristela Dutra apresentou Projeto de Decreto Legislativo; Jairinho Borges defendeu o combate às fake News; Alexandre Irmãos Paula apresentou demandas da zona rural; Valtinho da Farmácia solicitou melhorias para a saúde; Pr. Moacir sugeriu melhorias no trânsito e por fim, Dr. Zidane apresentou moção de apoio à Emenda à Constituição Estadual.

Projetos Aprovados:

Os vereadores apreciaram e aprovaram um Projeto de Resolução e 5 cinco projetos de lei que autorizam a complementação dos repasses financeiros a termos de fomento firmados com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá (CONSEP), visando apoiar a realização dos seguintes  projetos: Ressocialização dos Detentos do Presídio de Araxá, Trânsito do Bem, Humanização da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araxá e Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

Confira a lista de projetos aprovados:

Projeto de Lei 02/2024: Autoriza a complementação dos repasses financeiros ao Termo de Fomento nº 67/2022, firmado com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá/MG, visando apoiar a realização do Projeto de Ressocialização dos Detentos do Presídio de Araxá. Autor: Executivo;          

Projeto de Lei 03/2024: Autoriza a complementação dos repasses financeiros ao Termo de Fomento nº 69/2022, firmado com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá/MG, visando apoiar a realização do Projeto Trânsito do Bem. Autor: Executivo;

Projeto de Lei 04/2024: Autoriza a complementação dos repasses financeiros ao Termo de Fomento nº 68/2022, firmado com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá/MG, visando apoiar a realização do Projeto Humanização da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araxá/MG. Autor: Executivo;         

Projeto de Lei 05/2024: Autoriza a complementação dos repasses financeiros ao Termo de Fomento nº 12/2022, firmado com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá/MG, visando apoiar a realização do projeto “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar”. Autor: Executivo; 

Projeto de Lei 06/2024: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP. Autor: Executivo.

Projeto de Resolução 01/2024: Regulamenta no âmbito da Câmara Municipal de Araxá, o abano de permanência, de que trata o §19, do art. 40, da Constituição da República. Autor: Mesa Diretora.

A íntegra das matérias pode ser acessada no site da Câmara: araxa.mg.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Prefeitura de Araxá amplia Educação em Tempo Integral e agora atende 1.700 alunos

qua fev 21 , 2024
Mais 300 alunos foram incluídos na Educação em Tempo Integral da Prefeitura de Araxá, que agora conta com 1.700. estudantes no total, abrangendo 14 unidades de ensino. São alunos com idades entre 6 e 15 anos, matriculados nas turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Durante o período […]