Deputado Bosco e produtores rurais debatem as condições do fornecimento de energia no Noroeste Mineiro


A sede do Sindicato Rural de João Pinheiro recebeu a audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (4/9/23).

As demandas dos produtores rurais, dos prefeitos, vereadores e de empresários foram apresentadas para os representantes da Companhia de Energética de Minas Gerais (Cemig). Entre as queixas estão as perdas de lavouras e leite; animais sem ordenha; pivôs de irrigação e outros equipamentos movidos a gerador ou parados; usinas fotovoltaicas prontas, mas sem conexão à rede. Também, reclamaram do deficitário fornecimento da energia e dos constantes adiamentos de prazos por parte da Cemig para a realização das melhorias na região.

A presidenta da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas, Rowena Betina Petroll, conta que a entidade fez um levantamento com seus filiados, a pedido da Cemig, e encontrou quatro tipos de gargalos. Há os produtores que sofrem com a qualidade da energia, os que querem ampliar o consumo e não conseguem, os que fizeram contratos de ampliação e aguardam e os que já pagaram esses contratos e enfrentam atrasos.

O deputado Bosco Cidadania e os outros deputados presentes reconheceram as demandas, mas salientaram que a Cemig deixou de investir em Minas Gerais durante governos anteriores, levando recursos para outras regiões. Só na gestão de Romeu Zema, segundo eles, houve a determinação para que a companhia concentre seus recursos no Estado.

Bosco ainda disse da importância do Noroeste de Minas para o Estado e para o Brasil. “Esta região é pujante no agronegócio, movimenta economia em Minas, seja na geração de renda ou na criação de postos de trabalho”.

Na oportunidade foi apresentado o plano de investimentos da Cemig para o Noroeste, que prevê um salto de R$ 380 milhões entre 2018 e 2022 para R$ 820 milhões no período de 2023 a 2027. Porém, das sete subestações previstas para o primeiro período, apenas três foram entregues, duas devem ser concluídas neste ano e outras duas em 2024. A elas vão se somar outras dez subestações projetadas para o ciclo 2023-2027.

Agenda em João Pinheiro

Deputado Bosco também entregou uma minivan para a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio de indicação parlamentar.

Este veículo facilitará o atendimento às demandas da secretaria. —

Ascom deputado

Next Post

Cemig alerta: é dever do cliente manter livre acesso ao padrão de energia 

ter set 5 , 2023
Procedimento é fundamental para a continuidade do fornecimento de energia no imóvel A Cemig alerta para um dos principais deveres dos seus clientes, relacionados ao padrão de entrada de energia, que é manter o livre acesso às instalações da medição. As situações em que a companhia precisa acessar o padrão […]