A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre atendimentos domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e fisioterapeutas em residências da cidade. Algumas pessoas estão se passando por falsos profissionais.
A secretaria orienta ao usuário que ainda não conhece seu ACS, a equipe e a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) de seu bairro, para que ligue na Central das UBSs e ESFs para certificar sobre a identidade do profissional que atende na sua região, através do número (34) 3668-0500.
O ACS é responsável pela atuação na promoção e prevenção da saúde, mapeando todos os serviços prestados no bairro da sua Unidade de Saúde. É esse trabalho, juntamente com o dos profissionais de fisioterapia que permitem o desenvolvimento de estratégias eficientes de atuação, potencializa o crescimento local e fortalece os vínculos entre agentes e moradores, na busca por melhorias e qualidade de vida dos habitantes.
De acordo com a coordenadora das Estratégia de Saúde da Família (ESF), Natália Lima, é extremamente importante saber qual é a unidade de referência de seus familiares, assim como o seu ACS.
“É de enorme importância que as famílias sejam acompanhadas pelas equipes de saúde. As visitas rotineiras e de atualização de cadastro são passos relevantes para o desenvolvimento da saúde na cidade e conhecer os profissionais de sua região faz toda a diferença”, explica.