A Câmara Municipal de Araxá realizou, na tarde desta quinta-feira (03), a plenária municipal do Programa Parlamento Jovem de Minas 2023 (PJ Minas). Alunos, pais, vereadores e professores de escolas de ensino médio participaram do evento.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa educacional que simula o funcionamento do poder legislativo e proporciona aos estudantes do ensino médio a oportunidade de participar do processo político, desenvolvendo habilidades de liderança e cidadania. O programa é realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais. A cada edição um tema é escolhido para ser debatido. O tema deste ano é “O Jovem e o Mercado de Trabalho”.
Na Câmara Municipal de Araxá o programa é conduzido pelo presidente da casa, vereador Bosco Júnior, e sua equipe, desde o ano de 2018, com o apoio da Escola do Legislativo de Araxá.
Na abertura do evento, Bosco Jr. falou da importância do programa para que os jovens entendam o trabalho do vereador e, futuramente, possam votar com consciência ou até mesmo ocupar um lugar na política.
O ex-aluno e atual coordenador do projeto, Carlos Vinícius Santos, fez a abertura da sessão agradecendo a oportunidade de ter participado do PJ Minas em 2019. Em sua opinião, o Programa não trata apenas de política, mas também de aprender os direitos e deveres do cidadão.
No ano de 2023, o Parlamento Jovem de Araxá contou com a participação de cerca de 30 estudantes do ensino médio, de oito (8) escolas estaduais e particulares. Eles participaram de diversas oficinas e palestras sobre o tema debatido e elaboraram nove (9) propostas. Durante a plenária municipal, eles votaram e escolheram quatro (4) propostas que serão levadas para a plenária regional, a ser realizada no dia 10 de agosto na cidade de Conceição das Alagoas.
A última etapa do programa reunirá estudantes de todo o estado e será realizada em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre os dias 20 e 22 de setembro. As propostas aprovadas pelos estudantes na plenária estadual serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da ALMG e poderão inclusive ser transformadas em Projetos de Lei, trazendo benefícios reais para toda a sociedade.
Ascom CMA