Barbiecore: docente do Senac explica o que é e dá dicas de como aderir à tendência do momento

O fenômeno ganhou força recentemente por causa da estreia do filme Barbie

Mais que estar presente na infância de diversas pessoas por gerações, a boneca mais famosa do mundo, a Barbie, também é responsável por influenciar tendências de moda. É o caso do Barbiecore, referência direta ao brinquedo e que ganhou adeptos recentemente devido à estreia do filme Barbie, neste fim de semana, e que deve causar impacto duradouro nos looks deste ano. 

Segundo a designer de moda e docente do Senac, Amanda Roberta Ferreira, o Barbiecore é a tendência que exalta a estética do Pink Mood, abusando da cor rosa, e adapta à diversão e ao escapismo do universo da boneca para a roupas, acessórios e até peças de decoração. Além disso, tem o poder de criar uma conexão entre gerações, já que pode referenciar aspectos que vêm desde a criação da Barbie, no fim dos anos 50, até os dias de hoje. 

As principais características dessa estética é a paleta de cores em todas as tonalidades possíveis do rosa, além de lilás, turquesa e amarelo pastel. A modelagem e texturas das peças podem ter uma variação maior, mas sempre dentro de uma temática feminina, como exemplos de vestidos que modelam a silhueta, em comprimentos midi ou curtos. Assim como a boneca histórica, o movimento faz uso da estética clássica e estilo retrô, mas trazendo consigo uma atmosfera vintage combinada com elementos contemporâneos. 

A especialista dá dicas para pessoas que quiserem aderir à moda. “O fenômeno Barbiecore transporta para um universo de animação e embelezamento. Portanto, a primeira dica é seguir a cartela de combinações entre tonalidades de rosa ou optar por tons vibrantes. Caso não goste de usar essas cores, a pessoa pode optar por texturas brilhantes ou detalhes, estampas ou padronagens que contenham as cores e se adequem à temática. E, para complementar, abuse dos acessórios e penteados para arrematar o visual em grande estilo.” 

A docente Amanda Roberta Ferreira ainda explica que, por ter como base a cor rosa, essa tendência pode ser facilmente adaptável, além de acessível para diversos tipos de modelos e corpos. Para quem planeja ir ao cinema ver a adaptação cinematográfica da boneca, ou dar um tom mais vibrante para o vestuário, o Barbiecore é uma ótima ideia para planejar o look.

Sobre o Senac em Minas 

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.  

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada. 

Next Post

Cafeicultores do Cerrado Mineiro são premiados no 7º Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela revista Globo Rural

seg jul 24 , 2023
Cafeicultores do Cerrado Mineiro são premiados pelo compromisso com a sustentabilidade Quatro produtores de café de Monte Carmelo, Patos de Minas e Patrocínio, em Minas Gerais, foram destaque no 7º Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela revista Globo Rural, por suas práticas ambientais, sociais e econômicas Quatro produtores de café da […]