Aberta ao público, mostra de ações educativas socioambientais acontece na próxima terça-feira (04/07)
A CBMM e a Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa) realizam, na próxima terça-feira (04/07), uma tarde de atividades na Comunidade Boca da Mata. O evento é a culminância de ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) da operação do Complexo Mínero Industrial, realizadas no primeiro semestre deste ano.
Uma das atividades é a Feira de Trocas, na qual os participantes poderão disponibilizar objetos que não usam mais, dando-lhes “uma nova vida”. Os estudantes da Escola Municipal José Bento e do Projeto de Integração AABB-Comunidade participarão da Feira trocando brinquedos que produziram em uma Oficina sobre materiais recicláveis, realizada pelo Programa de Educação Ambiental. Interessados podem levar brinquedos, livros, vasos de plantas, dentre outros objetos para troca.
Simultaneamente, acontecerão mostras de experiências de reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos, plantio de mudas, apresentações musicais, oficinas de reciclagem e de cerâmica, além das exposições “Flora e fauna do Cerrado” e de arqueológica.
“Essas atividades somente foram possíveis com as inúmeras parcerias firmadas. Por isso, teremos a presença dos nossos parceiros, mostrando como eles atuam de forma sustentável no dia a dia da comunidade de Araxá e na Área de Abrangência da Educação Ambiental”, explica o consultor ambiental Antônio Geraldo Alves, mais conhecido como Gerê.
O Programa de Educação Ambiental como meio de transformação
O Programa de Educação Ambiental (PEA) da operação do Complexo Mínero Industrial vem desenvolvendo atividades junto aos grupos sociais da sua área de abrangência, inclusive com a Comunidade Boca da Mata, com o objetivo de estimular a redução na geração de resíduos sólidos e o reaproveitamento de bens materiais.
Para isso, colaboradores da CBMM e Comipa desenvolveram ações específicas para os grupos sociais da Área de Abrangência de Educação Ambiental (ABEA), que compreende os estabelecimentos rurais do entorno, a comunidade Boca da Mata e o Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro.
Neste primeiro semestre, foram elaboradas e executadas a Campanha Educativa sobre resíduos sólidos que, por meio de palestras e oficinas, conscientizaram a população local sobre os princípios dos 3R – Reduzir, Reaproveitar e Reciclar; Visita Guiada às unidades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Araxá; além da implantação do projeto “Apoio ao Cultivo de Plantas na Comunidade Boca da Mata”, por meio do qual os moradores compartilham experiências, conhecimentos e desafios relacionados ao cultivo de plantas.
“Temos muito a agradecer à comunidade e aos trabalhadores do Complexo, que atuaram ativamente, proporcionando a troca mútua de conhecimento. Nosso objetivo foi realizado, mas o trabalho não termina por aqui. Continuaremos com o projeto, na busca de ampliar a consciência e a responsabilidade em relação aos valores e recursos socioambientais da nossa região”, afirmou o membro do time de Educação Ambiental da CBMM, Aloísio Leandro da Silva.
Serviço:
Data: 04 de julho (Terça-feira)
Horário: De 13h30 às 16h30
Local: Comunidade Boca da Mata
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.