Com atendimentos 24h por dia, sete dias por semana, a frota de ambulâncias de Araxá assiste toda a comunidade e oferece mais segurança e qualidade no transporte de pacientes da Rede Municipal de Saúde.
Somente nos últimos seis meses, foram realizados, em média, 1.800 atendimentos mensais, com aproximadamente 140 viagens por mês. São ambulâncias UTIs Móveis e para remoções simples. A frota de veículos é composta por 12 unidades, um aumento de 200% em relação à frota anterior.
As ambulâncias contam com aparelhos que possibilitam atendimento pré-hospitalar ao paciente e equipamentos para salvar e manter vidas. Os veículos, também podem ser equipados para atender casos emergenciais como acidentes, ataques e crises.
Fazem parte dos atendimentos a transferência dentro do município, entre serviços de urgências e hospitais e entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Ambulatórios de Emergência (AMEs 24h) Unileste e Uninorte, que contam com ambulâncias permanentes; transferências intermunicipais de urgência/emergência e alta hospitalar; apoio a eventos de saúde, esportivos, culturais, festivos; transporte de pacientes pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD); transporte de pacientes Sistema Único de Saúde (SUS) acamados para atendimentos específicos e/ou procedimentos que não podem ser realizados em ambiente domiciliar.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves Pereira, os veículos garantem estabilidade e segurança na transferência e transporte de pacientes, seguindo as necessidades de cada um.
“São veículos de última geração que proporcionam mais conforto tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. Outro ponto importante é que aumenta também a celeridade no transporte de pacientes de alta hospitalar em outros municípios. Um trabalho de qualidade e excelência”, destaca.
O prefeito Robson Magela reitera que cuidar da saúde das pessoas é um dos principais compromissos da Administração Municipal. “Desde o início da gestão aumentamos em 200% o número de ambulâncias na cidade. Isso reforça a seriedade e o cuidado do uso dos recursos públicos voltados para o bem-estar da população. Estamos avançando na qualidade do atendimento, no comprometimento do serviço prestado e, principalmente, no conforto e segurança de todos que precisam desse transporte”, diz.