Com o intuito de educar crianças de forma lúdica e diferente, a Prefeitura de Araxá implantou o projeto Escola Mágica para alunos do Tempo Integral das escolas públicas municipais. A iniciativa trata-se de uma plataforma de ensino online, com a utilização de material para-didático em que os alunos podem aplicar os conhecimentos por meio de mágicas. O projeto acontece mediante a uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e CBMM.
Neste mês de abril, os professores da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação para a utilização correta do material pedagógico. E, agora, terão acesso a uma plataforma, na qual poderão se capacitar mais para a aplicação do projeto. O treinamento foi ministrado pela professora Lúcia Gomes, que faz parte da equipe dos Mágicos Henry Vargas e Klauss Durães
O “Kit Lúdico Educacional”, disponibilizado para a execução do projeto, faz com que professores e crianças encontrem diversas atividades interativas que os ajudam a ensinar e aprender de maneira mais divertida e lúdica, desenvolvendo outras habilidades e inteligências múltiplas, como a inteligência interpessoal e a intrapessoal, comunicação, oratória, mudança de perspectivas, disciplina, inteligência lógico-matemática, coordenação motora, percepção periférica, criatividade e inovação.
De acordo do o coordenador do Ensino Integral, Germano Lemos, a previsão para o início da aplicação do projeto nas escolas municipais será no mês de maio. “Esse curso foi muito importante para preparar os professores a saber como lidar com os materiais, que serão distribuídos para as 59 turmas de tempo integral na cidade. Esse projeto propicia que os alunos reforcem os conteúdos aprendidos na sala de aula e desenvolvam habilidades que melhoram o desempenho escolar”, explica.