Idecom vai ajudar o consumidor onde o Procon não pode atuar, por exemplo, em ações judiciais
Hely Aires é o presidente do Instituto de Defesa do Consumidor de Minas Gerais (Idecom). A primeira reunião comandada pelo sindicalista foi realizada nesta terça-feira (18) que vai prestar apoio jurídico para a realização dos trabalhos pelo instituto.
Hely Aires que atuou por mais de três anos junto ao Procon de Araxá e o advogado Dr Erikson Aparecido Rodrigues, são presidente e vice-presidente da diretoria ainda composta pelo primeiro secretário, Wanderlei de Oliveira Camargos, primeiro tesoureiro, José Osvaldo da Silveira, e membros do Conselho Fiscal, Ribeiro Júlio, Pedrinho da Mata, Wanderlei Ramalho e Elton Júnior.
Hely pontua que Araxá criou o Idecom para atuar no município com o apoio do governo estadual e da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). “Na forma de ajudar o consumidor onde os procons não podem atuar em ações judiciais e de acordo com empresas, por exemplo, de telefonia, bancárias, de energia, de água, empréstimos consignados, então vamos atuar no estado e com a sede ainda em Araxá. Porém, a nossa intenção é atuar em todo o estado e em municípios que ainda não possui Procon o que agora é uma exigência que está sendo fiscalizada pelo MP com o apoio da assembleia. Nós vamos buscar esse convênio e o Idecom vai atuar em parcerias com os municípios”, destaca o presidente.
O objetivo do trabalho é ajudar as pessoas a buscar os direitos que lhe competem, seja pendências de ordem de defesa do consumidor. “A diretoria está muito coesa nesse sentido e nós vamos, assim que todos os registros de cartório de receita estiverem adequados, estaremos aí lançando oficialmente a associação para conhecimento da população não só de Araxá, mas da região e do estado”. Durante a reunião, a diretoria da Idecom agradeceu a Associação dos Psicólogos de Araxá por contribuir na criação do instituto.