Câmara Municipal de Araxá homenageia o icone da política de Minas e do Brasil “Aracely de Paula”

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá desta terça-feira (18), os vereadores prestaram as últimas homenagens ao ex-prefeito Aracely de Paula, que faleceu na segunda-feira (17).

Na abertura da reunião, o presidente Bosco Jr. fez a leitura de uma moção de pesar direcionada ao ex-prefeito: “Aracely deixa um enorme legado de contribuição para o país, para o Estado de Minas Gerais e, principalmente, para Araxá. Ele certamente será lembrado como um dos políticos mais importantes na história de nossa cidade e merece todo o reconhecimento, respeito e homenagem”.

Todos os parlamentares comentaram o falecimento de Aracely, que foi vereador, deputado federal, secretário de Estado e prefeito de Araxá entre os anos de 1975 a 1979, de 1979 a 1983, de 1986 a 1988, de 2014 a 2016 e de 2017 a 2020.

Projetos aprovados:

Projeto de Lei 24/2023 (substitutivo): Dispõe sobre a fixação de placa descritiva de obra com recursos públicos e acresce à Lei Municipal nº 2.547/1992 o artigo 195-A. Autor: vereador Wellington da Bit;

Projeto de Lei 44/2023: Dispõe sobre a denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Leila Martins Rosa. Autora: vereadora Maristela Dutra;

Projeto de Lei 45/2023: Dispõe sobre a denominação de Via Pública e dá outras providências – Praça “Carla Maria de Faria”. Autor: vereador Valtinho da Farmácia;

Projeto de Lei 32/2023: Altera dispositivo da Lei Municipal nº 7.488/2021 e dá outras providências. Autor: vereador Luiz Carlos Bittencourt.

A íntegra das matérias pode ser acessada no site da Câmara: araxa.mg.leg.br

Tribuna:

O vereador Dirley da Escolinha apresentou diversas indicações pedindo melhorias para os setores de serviços urbanos, trânsito e obras públicas. O parlamentar solicitou redutor de velocidades na rua Antônio Alvarenga de Resende, bairro Max Neumann, tapa-buracos em todo o bairro Alvorada, manutenção do alambrado do poliesportivo do bairro Recanto do Bosque, coleta de lixo no bairro D. Adelia II, tapa-buracos na rua Bepurure, no bairro Vila Rica e a reforma da praça do bairro Bela Vista.

O vereador João Veras foi o segundo orador da tarde. Ele usou a tribuna para pedir a manutenção do sistema de iluminação de LED ao longo da avenida Washington Barcelos, setor norte de Araxá e a disponibilização de duas cadeiras de rodas de passeio para a Unidade de Atendimento Integrado – UAI Araxá, localizada no Araxá Center Shopping.

A vereadora Fernanda Castelha apresentou um projeto de lei que dispõe sobre o aprimoramento da política municipal de governança, abrangendo programas de integridade e compliance da administração direta, autárquica e fundacional. A parlamentar destacou o objetivo da iniciativa: “A adoção de modernas práticas de lisura, transparência e boa-fé pelo Poder Executivo Municipal é medida imprescindível e inafastável para que tenhamos uma administração mais eficiente e promotora de práticas éticas, morais e sustentáveis”, ressaltou a vereadora.

O vereador Wellington da Bit foi outro parlamentar que falou sobre a segurança nas escolas em seu tempo regimental. Ele solicitou o agendamento de um Fórum Comunitário com o tema “Medidas de Segurança na Rede Escolar – Propostas e Ações”. Wellington também sugeriu a criação de uma Central de Informações Integradas, informando, em tempo real, sobre as ações tomadas pelos órgãos de segurança em relação aos problemas advindos da crise de segurança nas escolas. O parlamentar também apresentou um projeto de lei para que o servidor público que tenha filho com deficiência possa coincidir suas férias com as férias escolares de seu filho.

O vereador Evaldo do Ferrocarril apresentou diversas solicitações, destacando-se entre elas: melhorias no Cemei Dalva Santos Zema; aquisição de uma “van” adaptada e com acessibilidade para transporte de deficientes físicos dentro do município; equipar os guarda patrimoniais com armas não letais e instalação de câmeras de videomonitoramento nos bairros Boa Vista e Jardim das Oliveiras. Moção de Aplausos e Reconhecimento foi direcionada a Wanderson Venâncio Coelho, pela praça que construiu na rua João Cecílio da Trindade.

O vereador Luiz Carlos apresentou dois projetos de lei que propõem medidas para aumentar a segurança nas escolas. Uma das matérias “Institui a Semana da Segurança Digital na Rede Municipal de Ensino”, considerando que, em sua opinião, é imprescindível que a escola esteja atenta à questão da segurança no uso das tecnologias, principalmente no que diz respeito às redes de computadores. A outra matéria apresentada “Dispõe sobre a instalação de detectores de metais nas Escolas de Ensino Privadas no Município de Araxá”.

O vereador Raphael Rios abordou diversos temas em seu tempo regimental. Ele apresentou um histórico de seu trabalho para a implantação do SAMU em Araxá, desde o ano de 2021 o vereador participou de diversas reuniões e visitas e finalmente a implantação do serviço foi confirmada para o município. Ele também apresentou indicação para que seja feito um estudo de viabilidade para implantação de um equipamento público na área institucional localizada à rua Marisa Afonso Ribeiro, no bairro Fenícia.

Ascom CMA

Next Post

Projeto de educação patrimonial ‘Sarampo e suas estripulias’ é realizado no Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá

qua abr 19 , 2023
O Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá recebeu a visita de 193 alunos da Escola Municipal Doutor Eduardo Montandon para a participação no projeto ‘Sarampo e suas estripulias’. Cachorro da raça dogue alemão (dinamarquês) que viveu em Araxá entre 1952 e 1966, Sarampo ficou conhecido nacionalmente por sua habilidade […]