A Câmara Municipal de Araxá realizou a abertura do Programa Parlamento Jovem 2023 na tarde de segunda-feira (03). Alunos, diretores e professores de escolas de ensino médio participaram do evento.
O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa educacional que simula o funcionamento do poder legislativo e proporciona aos estudantes do ensino médio a oportunidade de participar do processo político e desenvolver habilidades de liderança e cidadania. O programa é realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais.
A cada edição, um tema é escolhido para ser debatido. Este ano, o tema será “Jovem e o mercado de trabalho”. O objetivo é estimular a reflexão e o debate, para que os participantes compartilhem suas experiências e ideias e contribuam para a construção de políticas públicas que auxiliem na inserção do jovem no mercado de trabalho.
Na Câmara Municipal de Araxá, o programa é conduzido pelo presidente da casa, vereador Bosco Júnior, e sua equipe, desde o ano de 2018, com o apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araxá.
Na cerimônia de abertura, os cerca de 30 alunos que participarão da edição de 2023 puderam se apresentar, conhecer mais sobre o programa, ouvir a experiência de outros jovens que participaram e conhecer os coordenadores.
O presidente Bosco Júnior falou sobre o trabalho do legislativo e destacou os objetivos do PJ Minas: “Não se trata apenas de falar sobre política, mas também de desenvolver diversas habilidades, como falar em público, trabalhar em equipe e conhecer questões relacionadas ao funcionamento dos poderes. Essas habilidades serão úteis em qualquer carreira que o jovem decidir seguir”.
Também fizeram uso da palavra o vice-presidente da mesa, presidente do Instituto Bit Company e presidente da Comissão de Desburocratização – Wellington da Bit, a Secretária Municipal de Educação – Zulma Moreira, o idealizador da adesão e coordenador do projeto – Kevin Cândido e as ex-participantes Sara Garcia e Mariana Domingues.
Ascom CMA