O Centro Cultural do Uniaraxá será inaugurado hoje 1º março 2023, com designs inspirados nos paredões da Serra da Canastra, com 6,6 mil metros quadrados de área com investimento de mais 30 milhões de reais.
Com um aporte de R$ 25 milhões da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), viabilizados no projeto do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), conhecido também como Lei Rouanet.
Fundação Cultural de Araxá, também aportou cerca de R$ 5 milhões investidos pela FCA, mantenedora do Uniaraxá.
O Centro Cultural fica ao lado do campus universitário, no bairro São Geraldo, com entrada pela avenida Ministro Olavo Drummond.
Centro Cultural Uniaraxá tem o teatro com capacidade para 641 pessoas e possui palco de madeira, medindo 25 metros de largura e 14 metros de profundidade e estrutura dinâmica, Para dar suporte aos artistas são dois camarins coletivos que ficam no primeiro piso e dois individuais no nível do palco. Todos com banheiro e chuveiro.
Além do teatro, o Centro Cultural Uniaraxá tem a biblioteca que segue sendo equipada. Será um centro de convergência com opções para todas as gerações. São dois pavimentos com capacidade para 550 pessoas, com sala multiuso, brinquedoteca, área de estudo, acesso a computadores e a um acervo atual de 60 mil livros, que será enriquecido com a inclusão da Biblioteca Municipal João Rios Montandon.
A biblioteca do Centro Cultural terá como patrono Atanagildo Cortes, uma homenagem ao jornalista que fez história e deu importantes contribuições para a cultura local. O mesmo prédio abrigará ainda a sede da Academia Araxaense de Letras.
A inauguração ocorrerá a partir das 18 horas, a cidade de Araxá deverá nos ares de cultura com vários eventos no teatro CBMM que virão.