Assinam o artigo sobre Cultura Organizacional.
Giuliano Fernandes, Gerente de Marketing e Comunicação da CBMM
Tamara Vieira, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CBMM
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Cultura organizacional é fator de diferenciação.
Como a cultura corporativa influencia no desempenho
Uma cultura organizacional pode ser um diferencial quando todas as funções de uma empresa atuam em consonância, alinhadas aos objetivos estratégicos e de acordo com os valores e normas que a instituição acredita.
Uma cultura, que impacta no desenvolvimento tanto da empresa quanto dos seus profissionais, é realmente forte quando sua composição é claramente percebida através de comportamentos, símbolos e sistemas totalmente alinhados.
Tao desafiador quanto construir uma cultura forte, é promover sua evolução constante, especialmente em períodos de mudança significativa no contexto externo ou nos objetivos estratégicos da própria organização.
As lideranças, são peças chave para a formação e evolução da cultura corporativa, pois ela precisa ser comunicada, vivenciada e constantemente fortalecida. É necessário um trabalho conjunto com elementos da gestão de pessoas e da comunicação, habilidades essenciais em qualquer líder moderno. E mais poderoso do que o discurso, são as demonstrações práticas, do dia-a-dia, que fazem com que a cultura seja enraizada e com que os comportamentos desejados sejam percebidos de forma coerente e replicados pelos colaboradores.
A exemplo disso, a CBMM, empresa brasileira com sede em Araxá, Minas Gerais, com mais de 6 décadas de atuação, viu a necessidade premente de evoluir sua cultura organizacional, para apoiar sua estratégia de crescimento acelerado através da diversificação, com o objetivo principal de aumentar o tamanho de seu mercado e o impacto positivo na cadeia de materiais e aplicações onde sua tecnologia pode ser utilizada. Nos últimos anos, a Companhia vem promovendo um ambiente mais aberto e menos hierarquizado como parte da atenção especial à evolução de sua cultura através das pessoas.
A Companhia acredita que um plano de crescimento ousado, com expansão da capacidade produtiva e entrada em novos mercados, precisa ter como um de seus pilares uma cultura organizacional sólida, vivenciada em todas as sedes e por todos os seus colaboradores em diferentes regiões do mundo. A capacidade de atrair e unir tamanha diversidade de experiencias e talentos envolvidas e participativas na evolução de uma cultura coesa é também parte dos investimentos que a empresa faz pensando em ampliar sua longevidade e relevância.
Por: Tamara Vieira, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CBMM e Giuliano Fernandes, Gerente de Marketing e Comunicação da CBMM.