Quando Ana Canās subir ao palco do FestNatal Araxá nesta sexta (16) levará consigo um amor único pela música. Desde sua estreia no cenário musical brasileiro, a cantora e compositora não para de surpreender. Indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em 2019, elogiada de forma incessante pela crítica, ela traz a Araxá seu projeto “Ana Cañas Canta Belchior”. Nome do sexto álbum de estúdio e o primeiro dela exclusivamente como intérprete, ele é um tributo ao compositor cearense.
O projeto nasceu a partir de uma live feita durante a pandemia e, o que era para ser um evento único, acabou se tornando um dos maiores mergulhos artísticos da carreira de Ana. “Sentir o quanto o Belchior é amado pelo Brasil real e profundo, é muito emocionante. As pessoas cantando as músicas dele é algo que me deixa sem palavras. Traz uma alegria que nunca vivi”, diz.
Além de Ana (Programação Extra), a noite tem grandes nomes da música em shows imperdíveis.O contrabaixista Ney Conceição (Lei de Incentivo à Cultura), que tocou ao lado de Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho, entre outros nomes; também é presença confirmada, assim como o gênio do violão e da guitarra, Diego Figueiredo (Lei de Incentivo à Cultura), que é o embaixador e curador do festival deste ano.
Quem abre o palco central é aOrquestra de Sopro de Campos Altos. Atualmente sob a regência do maestro Antônio José dos Santos, a orquestra registra em Araxá mais um capítulo de uma relevante história. Composta por 25 músicos, realizou nos últimos 10 anos, mais de 150 concertos e apresentações em vinte e cinco cidades.
O feriado prolongado no FestNatal
Ainda na programação do fim de semana, destaque para a apresentação no sábado (17) de um dos nomes mais badalados do jazz, a francesa Camille Bertault. Aos 36 anos e com quatro discos lançados; cantora, autora, compositora e intérprete, Camille é apontada como um dos grandes talentos modernos do jazz e acabou se tornando uma figura popular em função do sucesso de seus vídeos na internet.
No domingo (18) não dá para perder o romantismo e animação do SPC (Só Pra Contrariar). Na apresentação, que comemora os 32 anos da banda não vão faltar sucessos como “Que Se Chama Amor”, “A Barata”, “Domingo”, “Outdoor”, “Primeiro Amor”, “Você Vai Voltar Pra Mim”, “Essa Tal Liberdade”, “Depois do Prazer” e “Mineirinho”.
Na segunda (19), aniversário de Araxá, Diego Figueiredo receberá no palco Sérgio Reis, ícone da música sertaneja e Chiquinho Oliveira, trompetista que marcou época no Sexteto do Jô.
Programação completa abaixo.
A quinta-feira no FestNatal
Muitas crianças marcaram presença nesta quinta-feira (15) no Expominas. Além da programação com Papai Noel, elas se divertiram com a história de um ratinho que, vendo a lua, acreditou se tratar de um grande queijo no céu e fez um esforço danado para alcançá-lo. A contação de história foi conduzida por Letícia Boaventura. “É uma delícia estar com as crianças, trazendo para elas esse mundo mágico das histórias. É um quentinho para o coração!”, diz Letícia.
No palco principal se apresentaram o Trio 3 de Ouro (Lei de Incentivo à Cultura), Os Patto (Programação Extra) e Banda Lotus (Programação Extra)
Programação
16/12 – SEXTA
9h – Papai Noel Itinerante – Bairro Urciano Lemos
19h – Papai Noel na Vila – Expominas
20h – Oficina de Arte – Vivência Arte Circense – Circolando
20h – Orquestra de Sopro de Campos Altos
21h30 – Diego Figueiredo
22h – Ana Canãs – Tributo a Belchior
23- Ney Conceição – Sambou-Sambou
17/12 – SÁBADO
9h – Papai Noel Itinerante
18h30 – Oficina de Arte – Colorindo – Circolando
19h – Papai Noel na Vila – Expominas
20h – Intervenção cênica – Circolando
21h30 – Diego Figueiredo
22h – Camile Bertaut
23h – Latitude 19
18/12 – DOMINGO
9h – Papai Noel Itinerante – Barreiro
19h – Papai Noel na Vila – Expominas
20h – Oficina de Arte – Bolhas de Sabão
20h – Arachoro
21h30 – Os Arachás
23h – Só Pra Contrariar
19/12 – SEGUNDA
9h – Papai Noel Itinerante – Parque do Cristo
19h – Papai Noel na Vila – Expominas
20h – Intervenção Cênica – Parada de Natal
20h – 5º Sol
21h – Oficina de Arte – Fantoches e Dedoches
21h30 – Tiago Martins Septeto
23h – Diego Figueiredo convida Sérgio Reis e Chiquinho Oliveira
Para todos
O FestNatal Araxá oferece acessibilidade em toda sua programação. As atividades do palco têm tradução simultânea em Libras. A estrutura física foi pensada para garantir que pessoas que utilizam cadeiras de roda ou tenham outras necessidades especiais de locomoção possam transitar em todos os espaços.
A organização do evento também oferece o atendimento personalizado para pessoas com deficiência visual, que devem solicitar audiodescrição com antecedência.
FestNatal Araxá
O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano o evento ocorre entre os dias 9 e 23 de dezembro no Expominas Araxá com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais.
O FestNatal Araxá tem a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Tem o patrocínio da Bem Brasil, Mart Minas, Zema, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da ACIA Araxá, Click Telecom, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto e TV Integração. Uma realização da Fundação Cultural Acia, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.
Serviço
FestNatal Araxá
Data: de 9 a 23/12
Local: Expominas Araxá
Entrada gratuita
Outras informações: @festnatalaraxa / www.festnatalaraxa.com.br
FestNatal Araxá 2022 | Viva essa magia!Evento artístico e cultural. Música, dança, teatro e todo encanto do Papai Noel e os ajudantes.www.festnatalaraxa.com.br |
Transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal FestNatal Araxá —