Especialista da Unimed Araxá explica como é feito o diagnóstico e a importância dos exercícios físicos para a qualidade de vida
A fibromialgia atinge cerca de 3% da população brasileira. Segundo o médico reumatologista da Unimed Araxá, Celso José Carneiro Junior, a doença é caracterizada por uma dor difusa, ou seja, por todo corpo, de caráter crônico, da qual os pacientes têm dificuldade de localizar e descrever. “Ela pode ser descrita como uma sensação de peso, dor nos ossos, pontada, queimação, sensação de choque. Está associada à fadiga, alterações do sono (insônia e/ou sono não reparador), dificuldade de concentração e memória, bem como transtornos depressivos e de ansiedade”, diz.
A doença acomete preferencialmente o sexo feminino, na faixa etária de 30 a 50 anos. O diagnóstico é sempre clínico. Não existe exame de imagem ou laboratorial que comprove a doença, mas, às vezes, eles são necessários para exclusão de outras. “Apesar de não ter cura, a fibromialgia tem tratamento que pode melhorar o controle dos sintomas e a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento deve ser preferencialmente multiprofissional com acompanhamento médico, psicoterápico e de um educador físico”, explica.
A prática de atividade física aeróbica regular (pelo menos 150 minutos por semana) está associada a longo prazo com a melhora no controle da dor, bem como o uso de algumas medicações antidepressivas e anticonvulsivantes. “O tratamento deve ser sempre individualizado e acompanhado de perto”, completa Dr. Celso José Carneiro Junior.
Sobre a Unimed Araxá
Referência no segmento, a Unimed Araxá tem atualmente 200 médicos cooperados nas mais diversas especialidades e conta com mais de 40 mil beneficiários e 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha.
A cooperativa iniciou suas atividades em 11 de maio de 1989 para atender ao anseio da classe médica em proporcionar um atendimento digno e ético aos clientes e ampliar o campo de trabalho dos cooperados. Desde 2017 tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas. Mais recentemente inaugurou nas mesmas dependências um moderno Centro de Oncologia. O setor oferece estrutura de quimioterapia para tumores sólidos e tumores do sangue.
Em sua Clínica Multidisciplinar oferece atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.
A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta.