Centro de Referência da Cultura Negra é reinaugurado com memorial de 20 pessoas que marcaram a história de Araxá

   

Um espaço de valorização e promoção da história de pessoas que se confundem com a história de Araxá. Na manhã do último domingo (20), a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) reinaugurou o Centro de Referência da Cultura Negra com uma novidade: o Memorial da Cultura Negra, que traz a trajetória de 20 personalidades negras que deixaram legados importantes para o município, nas mais diferentes áreas. O espaço é o primeiro do gênero em Minas Gerais.

As famílias dos homenageados foram convidadas a participar do evento de inauguração. Olhares atentos e carregados de emoção aos expositores do memorial, traziam um sentimento de orgulho pela marca deixada pelo familiar. São profissões como professor, pedreiro, ferroviário, bordadeira, entre tantas outras.

A técnica em Segurança do Trabalho, Marinalva Marques Basílio, filha do carnavalesco Clomar Antônio Basílio, o ‘Seu Piruca’, figura destaque nos desfiles da Escola de Samba Cinderela, do bairro Alvorada, relatou o sentimento em ver a foto do pai no memorial, com um objeto que foi seu companheiro em boa parte da vida. O antigo rádio que Clomar ligava todas as manhãs está lá, junto à sua fotografia.

“Meu pai era uma pessoa muito ativa. Ele participou de muitas coisas importantes. Uma pessoa inesquecível não só para a família, mas para a cidade. Esse espaço é tudo o que a gente precisa, pois reúne tudo o que de melhor foi feito por essas pessoas aqui em Araxá”, avalia.

A presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, ressalta que a partir de agora o Centro de Referência da Cultura Negra volta a fazer parte do circuito de museus da cidade.

“É um espaço de valorização e memória. São 20 famílias homenageadas, por meio de pessoas que tiveram papeis importantes na história de Araxá. O Centro de Referência também será palco de diversas oficinas e palestras voltadas à cultura negra. Um local de convivência, aberto a todos os araxaenses”, destaca.

Sobre o Centro de Referência da Cultura Negra

Inaugurado em maio de 2004, o Centro de Referência da Cultura Negra significou a culminância de um espaço apropriado para reunir todos os movimentos negros, como a Associação de Congo e Moçambique, Associação de Hip-Hop, Associação de Capoeira, Associação Carnavalesca e Associação de Religiões de Matrizes Africanas.

Oportunizou também a divulgação da cultura afro, com a realização de atividades e eventos, além da realização de cursos profissionalizantes.

O Centro de Referência está localizado na rua da Banheira, n° 173, no bairro Santa Rita. O memorial está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 9h às 15h; e domingos e feriados, das 8h às 12h.

Next Post

II Copa Municipal de Esportes a bola rolou no Centro Esportivo Urciano Lemos

qua nov 23 , 2022
Começou no ultimo fim de semana II Copa Municipal de Esportes no Centro Esportivo Urciano Lemos antiga Praça da Juventude promovido pela Secretaria de Esportes sob comanda da Assessoria de Esporte Especializado pelo Danilo Borges. Com bom numero de publico prestigiando as modalidades das categorias Kidis 9 a 15 anos […]