Ação cultural entra na segunda semana e percorre instituições de ensino de Araxá levando a música instrumental
As ações educativas e culturais do projeto ‘A Música Semeando Conhecimentos’ estão chegando a mais crianças e adolescentes. É que muitas escolas estão mudando a programação de turmas para que estudantes que não fazem parte das classes inicialmente contempladas possam participar dos workshows. Foi o que aconteceu na Escola Municipal Dona Gabriela.“Achei que seria algo simples e deixei organizado para que apenas os alunos do segundo ano do tempo integral participassem. Quando vi o pessoal montando a estrutura resolvi convidar os alunos do terceiro ano e se soubesse que o espetáculo era tão interessante teria levado a escola inteira”, conta a diretora Cláudia de Fátima Oliveira.
A oficina na escola foi a oportunidade para que a música fosse assunto debatido em sala de aula e para que os educadores descobrissem o gosto de muitos estudantes pela arte. “Quando fomos chamados para a apresentação na quadra da escola e vi aquela banda, fiquei emocionado. A bateria me chamou a atenção porque eu gosto muito. Fico brincando de baterista na oficina do meu pai. Uso os bancos e pego gravetos para fazer minha bandinha”, conta Hayram Rodrigues Morais, aluno do terceiro ano.
Hayram foi um dos estudantes mais participativos na oficina e acompanhou o quarteto com instrumentos improvisados. “Meu sonho é poder fazer aula de música e um dia ser baterista profissional. Ainda não posso, mas quem sabe um dia…”, escreveu.
Para a diretora Cláudia Oliveira, além de despertar talentos, a apresentação foi muito rica culturalmente. Ela conta que professores e alunos ficaram impressionados. “Muitos deles nunca tinham escutado, não tinham acesso à música instrumental. Houve uma interação surpreendente e agora estou sendo cobrada diariamente pelos demais alunos que não puderam participar. Já estamos tentando viabilizar para que eles possam voltar”, diz.
Interação
O que ocorreu na Escola Municipal Dona Gabriela tem se repetido por onde os músicos passam. Na Escola Municipal Benedito de Paula Filho a interação foi além. É que alunos do Cemei Vicente Pereira, que também fica no bairro Jardim das Oliveiras, foram convidados a participar da oficina. Juntos, os estudantes das duas instituições viveram momentos inesquecíveis.
A intervenção com quatro músicos é interativa o tempo todo. Os estudantes das escolas públicas conhecem em detalhes os instrumentos, aprendem sobre os tempos e são convidados a tocar objetos improvisados na hora. O projeto conta com apresentações nos dois turnos e vai percorrer nesta etapa inicial 20 escolas da rede pública nas zonas urbana e rural de Araxá. A ação é realizada pelo grupo araxaense Tiago Martins Quarteto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da CBMM e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Workshop
O projeto será encerrado com um workshop sobre consciência rítmica, aberto à comunidade. Os instrutores vão trabalhar temas como pulsação, ciclos rítmicos, contagens musicais, improvisação, prática de conjunto, escrita e composição, dentre outras habilidades.
A atividade será realizada no dia 21 de agosto a partir de 10h no Parque do Cristo. A entrada é gratuita.
Tiago Martins Quarteto
O grupo Tiago Martins Quarteto é uma referência quando o assunto é a música brasileira e o Jazz Fusion. Composto por Tiago Martins, Jack Will, Erasmo Valeriano e Leo Santana; reflete a força dos talentos individuais formando um conjunto que externa grande conhecimento técnico e dons incríveis já aplaudidos pelos quatro cantos do país.
Formação:
Tiago Martins
Guitarrista, violonista, professor e produtor, Tiago Martins é músico profissional desde os 17 anos e especializou-se no IG&T em Campinas (SP). É diretor da Nota Certa Escola de Música em Araxá e professor de guitarra desde 2008. Já se apresentou em grandes eventos como o Pixinga Bass Festival e tocou ao lado de nomes como Toninho Horta, Danilo Caymmi, Ney Conceição, Robertinho Silva, Eduardo Machado, Edu Ardanuy, Aquiles Faneco, André Nieri, Carlos Balla, Artur Maia, Dino Rangel Big Band, Ludy Rocha, Germano Soraggi, Emílio e Eduardo e Thaeme e Thiago. Em 2021 Tiago Martins foi o vencedor do concurso de Jazz e Blues de Tiradentes (MG), sendo uma das atrações do evento neste ano. São 23 anos ininterruptos de amor à música.
Jack Will
Jack Will é um músico uberlandense com fortes raízes afro-mineiras. Baterista e percussionista com graduação em Música pela UFU, atua profissionalmente há 18 anos em shows, gravações e aulas. Já tocou com vários músicos em diversos estados do Brasil e também em alguns países da Europa. Em 2022 vai lançar o seu primeiro álbum autoral celebrando a arte da música instrumental.
Erasmo Valeriano
Erasmo Valeriano é baixista e violonista. Atua profissionalmente há 17 anos em shows, gravações e aulas. Fez parte do corpo docente do curso técnico da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, onde lecionou Harmonia, Percepção e Violão em Conjunto. Tocou com diversos artistas da cidade de Araxá e região, em várias cidades e estados brasileiros. Atualmente integra o Bejazz, grupo que existe há mais de quarenta anos na cidade.
Le Santana
Le Santana é multi-instrumentista, compositor, arranjador e professor de música. Atua majoritariamente como pianista e arranjador em shows e gravações de música instrumental e MPB. Sua abordagem compreende conexões entre a musicalidade dos regionalismos brasileiros e o seu piano jazzístico. Lançou em 2021 o seu primeiro álbum (Pytã) com 11 canções autorais. Atua em diversos segmentos de educação musical como musicalização, técnica em piano popular do básico ao avançado, harmonia, arranjo e improvisação. Atuou também em produções, bandas de variados gêneros, acompanhou dezenas de artistas em shows e gravações e há cinco anos idealizou o Canal João Bemol, no Youtube, que conta com mais de 200 vídeos, 27 mil seguidores e aproximadamente 1 milhão e meio de visualizações.
Serviço:
Projeto “Música Semeando Conhecimentos”
Atividades nas escolas: de 1 a 12/08
Workshop Consciência Rítmica: dia 21/08, 10h – Parque do Cristo
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público
Informações: @musicasemeando