Evento terminou neste sábado (2) e terá nova edição em 2023
Terminou neste sábado (2) o Grande Arraiá – Circuito Junino Araxá. O maior festival cultural junino da região reuniu milhares de pessoas no estacionamento do Estádio Fausto Alvim. Após uma interrupção de dois anos, em função da pandemia, o evento voltou a alegrar a população, fazendo menção a uma das festas mais populares da nossa cultura, e manteve sua essência que passa pela promoção cultural e social. “É importante destacarmos que oferecemos a população a oportunidade de um contato edificante com grandes artistas locais e nacionais. Temos um palco aberto para todos com respeito por quem faz a cultura. Além disso, devemos falar do lado social, que também é fundamental e ajuda a manter um trabalho valoroso das nossas instituições locais”, diz Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia).
Neste ano quase 200 artistas participaram da programação do Grande Arraiá nos dois dias de atividades. Como tradicionalmente ocorre, alguns subiram no palco de um grande evento pela primeira vez, outros se destacam pela experiência e a relevância do trabalho. “Tudo muito lindo e animado, dançamos bastante e ficamos impressionados com a quadrilha”, elogia a dona de casa Rosa Helena Fernandes.
Entre atrações culturais, muita comida boa. Oito entidades foram selecionadas para participar das barraquinhas. Os recursos angariados durante o evento serão usados nas mais diversas situações. “Esse recurso vai colaborar no pagamento das despesas básicas. A entidade não tem fins lucrativos e é em oportunidades como essa que a gente arrecada verbas para a manutenção mesmo”, explica Adriana Gimenes Braga, coordenadora do Centro Profissional Júlio Dário; uma das entidades beneficiadas.
O público ainda se encantou com uma exposição fotográfica, com um desfile de carros de boi e pôde se divertir com as brincadeiras juninas e com a festa das crianças no espaço de recreação.
Sábado animado
As quadrilhas abriram a programação deste sábado no Grande Arraiá. Neste ano, a comunidade pôde participar e dançar. Pela primeira vez o evento formou e ensaiou um grupo animado de pessoas apaixonadas pelas festas juninas. Eles se apresentaram na abertura das atividades. Na sequência, foi a vez da quadrilha profissional Matutos do Sertão encantar o público com muito ritmo e os passos tradicionais. Uma festa de cores e movimento que animou o público.
Nos intervalos, a população pôde conhecer os vencedores do concurso de causos do Grande Arraiá. Neste ano três mulheres venceram a competição que movimentou a cidade. Inscritas, por meio de vídeos, elas impressionaram os jurados com suas histórias, alegria e caracterização. Ana Luísa Castro, Cristiane Borges e Letícia Boaventura ganharam R$500 cada e se apresentaram no palco do Grande Arraiá. “É resgate, né? Isso é muito legal porque o causo é algo que não morre. Você pode ver que a gente escuta isso há muito tempo. É muito importante essa valorização”, ressalta Cristiane Borges.
Entre as atrações culturais, também passaram pelo estádio Fausto Alvim o jovem sanfoneiro Gustavo Neves e a Cia. Deu na Telha. A Orquestra Paulistana de Violas encerrou a programação e encantou o público com um repertório que misturou a tradicional música caipira de raiz, berço do instrumento e incursões inusitadas e originais na música erudita, MPB, new age e world music.
O Grande Arraiá
O Grande Arraiá – Circuito Junino Araxá – foi promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e teve o patrocínio máster da CBMM, através da Lei de Incentivo à Cultura.