Começa nesta quinta-feira em Araxá, a ExpoQueijo Brasil 2022, um dos maiores eventos do gênero no País
O Parque Termal e Hoteleiro do Barreiro em Araxá, foi o escolhido para abrigar o evento. A ExpoQueijo Brasil 2022 – International Cheese Awards começa nesta quinta-feira (02/06), no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba, e vai até o próximo domingo (05/06). O concorrido evento chega mais encorpado, cheio de atrações e novidades para produtores, expositores, parceiros, apoiadores e o público em geral. Uma Feira que foi pensada e projetada com muita riqueza de detalhes técnicos pela organização do evento. Nesta edição, o concurso internacional de queijo artesanal tem 894 produtos inscritos, de 255 produtores. Do total, são 546 mineiros, 198 de outros estados e 150 estrangeiros, representando vários países; Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, Portugal e Argentina. E a expectativa dos organizadores é de que será uma disputa de alto nível e muito acirrada.
A curadoria do Concurso Internacional do Queijo é da Organização Nacional de Provadores de Queijo (ONAF), única instituição italiana que forma provadores desses produtos com método codificado. Por sua vez, o júri é composto por especialistas brasileiros e do exterior. O resultado da disputa, nas diversas categorias, será anunciado no sábado (04/06). Em 2021, Minas Gerais conquistou 66 medalhas, sendo 22 de ouro, 19 de prata e 25 de bronze. Em segundo lugar, no ranking de condecorações nacionais, ficou São Paulo, somando 22 prêmios. Já o vencedor do super ouro foi da Itália.
De acordo com a idealizadora da ExpoQueijo Brasil 2022, Maricel Hussein, “este ano a estrutura montada para receber a Feira, as atrações artísticas, as atividades paralelas que contemplam a programação do evento, são de altíssimo nível. O queijo envolve uma gama de outros produtos, serviços e acima de tudo integra pessoas, nações, numa troca de experiências muito grande. E esse é o nosso objetivo. ” E a expectativa da organização da ExpoQueijo Brasil 2022 é de receber durante os 4 dias de evento, em torno de 50 mil pessoas, entre produtores, mestres queijeiros, demais profissionais da cadeia do queijo e do agronegócio, jornalistas e visitantes leigos. A estrutura contará ainda com Feira Internacional e Vila Gastronômica, onde 66 expositores estarão presentes, de quinta-feira a sábado (02 a 04/06), das 14h à meia noite, e domingo (05/06), das 10h às 18h.
A realização da ExpoQueijo é da Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos, e com a correalização do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Também são apoiadores o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O Estado de Minas Gerais colaborou ainda com o patrocínio de R$ 300 mil, via Lei de Incentivo à Cultura. A programação é toda gratuita.
Sobre o queijo artesanal em Araxá e em Minas Gerais
Araxá é parte de uma das dez regiões caracterizadas como produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA) no estado. Segundo a Emater-MG, a atividade envolve cerca de 300 produtores na microrregião e resulta em um volume aproximado de 3,6 mil toneladas de produto por ano.
As demais regiões caracterizadas como produtoras de QMA são: Canastra, Campos das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro, Triângulo Mineiro, Diamantina e Entre Serras da Piedade ao Caraça.
Minas possui ainda mais cinco regiões produtoras de outros tipos de queijos artesanais. São elas: Vale do Jequitinhonha, Vale do Suaçuí, Alagoa, Serra Geral do Norte de Minas e Mantiqueira de Minas.
Conforme dados do IMA, há 113 queijarias registradas no estado e 99 delas possuem o Selo Arte, que permite a comercialização em todo o território nacional. Já a microrregião de Araxá possui 12 queijarias e um entreposto regularizados, além de dez produtos reconhecidos com o Selo Arte.
Segundo a estimativa da Emater-MG, Minas soma cerca de 30 mil produtores, com uma produção global de queijos artesanais em torno de 85 mil toneladas por ano.
Além dos produtores, expositores e várias delegações internacionais, o evento vai receber a visita ilustre do Governador e Minas Gerais, Romeu Zema, um dos principais incentivadores da Feira.
Confira abaixo a programação completa da ExpoQueijo Brasil 2022, com palestras, seminários, debates, fóruns, cursos e ainda a programação artística e cultural que mais uma vez prestigia os talentos da cidade:
O GOVERNO DE MINAS GERIAS, CEMIG E CBMM, APRESENTAM:
EXPOQUEIJO BRASIL 2022 – ARAXÁ INTERNATIONAL CHEESE AWARDS
ATRAVÉS DA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
PATROCÍNIO:
CEMIG 70 ANOS, CBMMM E MCCAIN
PARCERIA:
AQMARA
AMI QUEIJO
TV INTEGRAÇÃO
PREFEITURA DE ARAXÁ
ENTREPOSTO LATICÍNIOS SÃO PEDRO
CLICK TELECOM
APOIO:
SEBRAE
SISTEMA FAEMG,
SECRETARIA DE AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS E SUAS VINCULADAS: IMA – EPAMIG – EMATER
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – GOVERNO FEDERAL
CURADOR: ONAF
REALIZAÇÃO:
BONARE EVENTOS
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO – GOVERNO DE MINAS GERAIS.
GOVERNO DIFERENTE. ESTADO EFICIENTE.
Serviço:
ExpoQueijo Brasil 2022 – International Cheese Awards
Data: Quinta-feira a domingo, 2 a 5 de junho de 2022
Horário: Quinta-feira a sábado (2 a 4 de junho), das 14h à meia noite, e domingo (5 de junho), das 10h às 18h
Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá (Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá) Mais informações:www.expoqueijobrasil.com.br