Araxá abre Circuito de Treinamento Agro em Minas Gerais

Araxá foi a primeira cidade de Minas Gerais a receber o Circuito de Treinamento Agro, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Banco do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural para os pequenos produtores rurais. O projeto começou no mês passado em Goiás, e entre março e abril estará em mais quatro cidades mineiras, além de Araxá: Curvelo, Barbacena, Boa Esperança e Ervália. Posteriormente, abrangerá todos os estados do Brasil.

O analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Alexandre de Matos Martins, explicou que em Minas Gerais o circuito foi dividido em duas cadeias, cafeicultura e bovinocultura de leite. “Nosso público prioritário são os pequenos agricultores que se enquadram no perfil do PRONAF, porém os médios produtores também poderão participar do circuito”, destacou.

Treinamento

Em Araxá, o treinamento teve como tema “Comercialização do Café” e reuniu 18 produtores na sede da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios (ACIA), na última quinta e sexta-feira (dias 17 e 18). A mobilização foi do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

A carga horária de 12 horas foi dividida em três módulos. Os conteúdos técnico, com discussões sobre o potencial da cadeia produtiva, e gerencial, com o desenvolvimento de competências de gestão, foram abordados por especialistas do Sistema FAEMG. Já as informações de acesso ao crédito rural ficaram a cargo do Banco do Brasil.

“Foram dois dias muito produtivos, com informações que vão impactar diretamente no desenvolvimento da atividade do produtor. Muitos querem ter acesso ao crédito rural, mas não tinham conhecimento do assunto. Também tratamos de comercialização rural, gestão financeira e apresentamos aos participantes as diretrizes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira.

José Adilson Cândido Corrêa foi um dos produtores que participou do Circuito. “Achei muito valioso. O produtor, às vezes, não tem muito acesso a informação, especialmente sobre o mercado e linhas de crédito. As orientações na área de gestão e comercialização também foram excelentes. Por meio do SENAR estamos conseguindo estes benefícios. Hoje, conhecimento é tudo”, afirmou o cafeicultor.

Confira as próximas datas do Circuito em Minas Gerais:

Barbacena (bovinocultura de leite) – 21 e 22 de março

Boa Esperança (cafeicultura) – 24 e 25 de março

Curvelo (bovinocultura de leite) – 25 e 26 de março

Ervália (cafeicultura) – 04 e 05 de abril

Next Post

Prefeitura de Araxá anuncia novo secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana

seg mar 21 , 2022
A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana tem novo gestor a partir desta segunda-feira (21). Após seis anos como secretário, Sebastião Donizete deixa o cargo por motivos pessoais e o engenheiro civil Ângelo França, 49 anos, assume o cargo. Com experiência em órgãos federais (Exército Brasileiro, Aeronáutica, dentre […]