Após a realização de cirurgias gratuitas de catarata em 93 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Araxá já se prepara para a segunda etapa de procedimentos.
As cirurgias começaram na última semana, com o objetivo de atender a uma demanda reprimida de pacientes do SUS que aguardam na fila de espera. Ao todo, serão 465 cirurgias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde durante 2022, sendo que o primeiro grupo já foi atendido na semana passada.
“Cinco oftalmologistas foram credenciados através de licitação para atender à demanda da cidade. Cada médico vai atender uma parte desse público. Nós já estamos fechando a agenda com os outros quatro médicos para começar o contato com os outros pacientes da lista de espera para agendamento”, explica a coordenadora do Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Marta Aparecida Alves.
Marta acrescenta que em cada paciente o procedimento foi realizado em um olho (cirurgia unilateral), uma vez que não é recomendável realizar a cirurgia bilateral no mesmo dia.
“A Secretaria Municipal de Saúde agendou conforme as solicitações de encaminhamento inicial. Caso seja constatado, na hora do procedimento, a necessidade de cirurgia no outro olho, o paciente será encaminhado para um oftalmologista para realizar a avaliação e posteriormente ser chamado para nova cirurgia em data a ser programada”, explica.