Araxá recebe exposição sobre a trajetória de Agripa Vasconcelos, autor de “Vida em Flor de Dona Beja”

Do romance das páginas dos livros para o cenário que inspirou o autor. Araxá recebe a exposição “Trajetória de Agripa Vasconcelos, o romancista das Gerais”, que traz um pouco da história do escritor mineiro, em alusão aos 125 anos do seu nascimento. O lançamento da exposição aconteceu na noite da última segunda-feira (21), no Teatro Municipal. 

Autor de “Sagas do País das Gerais”, Agripa deu vida a personagens importantes da história mineira, como Chica da Silva, Chico Rei e Dona Beja. De acordo com a sua neta Mara Vasconcelos, que faz parte da curadoria, a exposição já percorreu outras cidades mineiras que serviram de base para que ele escrevesse seus romances. 

“Naturalmente, Araxá não poderia ficar de fora por causa da Dona Beja. O livro (A Vida em Flor de Dona Beja, 1957) que relata sobre o ciclo do povoamento e a história da Anna Jacintha de São José, ficou famoso até mesmo fora do Brasil. Isso aconteceu principalmente após a adaptação do romance para a teledramaturgia, com a novela que foi ao ar em 1986 pela Rede Manchete”, explica Mara. 

A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Cynthia Verçosa, destaca que a coleção de painéis já esteve exposta na cidade de Pompéu, na capital Belo Horizonte e agora em Araxá, no hall do Teatro Municipal, com entrada gratuita, até o dia 7 de outubro. 

“É uma grande honra receber essa exposição em nossa cidade. Principalmente por se tratar de um autor que dedicou sua obra a momentos históricos que passam em Araxá. É uma forma de valorizar não só nossa cultura e história local, como também quem contribui para que seja escrita”, destaca Cynthia.

Next Post

Lançamento de novos roteiros para a região de Araxá marca encerramento do programa Agente de Turismo Rural

qua set 22 , 2021
Seis novos roteiros turísticos foram apresentados no encerramento do Programa Agente de Turismo Rural, no município de Araxá, na última semana. Os roteiros foram elaborados pela turma de 11 agentes formados pelo programa, uma iniciativa do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá, Prefeituras de […]